Resumo atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WILLIAM JAMES

William James é um dos fundadores da psicologia moderna filosofo ligado ao pragmatismo. Nascido nos Estados Unidos, teve sua formação em medicina. Ele escreveu livros influentessobre a então jovem ciência da psicologia e sobre os aspectos da psicologia humana, se interessava nas características do pensamento, atenção, hábitos e sentimentos de racionalidade. James dizia que nãoexiste consciência individual seja qual for a pessoa que pertence a consciência.
Nunca se pode ter o mesmo pensamento da mesma forma duas vezes, podemos sim,ouvir o mesmo som, saborear a mesma comida,sentir a mesma dor, mas nossa consciência dessas percepções muda a cada vez. James sugeriu uma resolução baseada na maneira como o pensamento é experienciado. Assim como também Freud, baseou-se muitosobre o funcionamento mental nos exemplos de um pensamento continuo, que são as evidencias que existe em nosso dia-a-dia, assim citado por Freud. O que determina uma escolha sobre a outra escolha é otema central da maior parte da psicologia. James dirige sua atenção para os principais determinantes do processo seletivo que é a atenção e o hábito.
Atenção define-se a personalidade umaexperiência onde todos concordam em prestar atenção, todos aqueles itens que são notados formam a mente e sem um interesse seletivo.
Hábitos são ações ou pensamentos que aparecem como resposta automáticas a umadada experiência. Os hábitos são valiosos e necessário para obter um dado resultado.
O sentimento de racionalidade é uma satisfação emocional como um intenso sentimento de tranqüilidade, paz,descanso, toda essa falta de necessidade de explicar, justificar discutir é que chamamos de sentimento de racionalidade. A racionalidade envolve o processo de desejo e a procura da razão para justificar umato cometido por outras razoes.
O próprio James experienciou e pesquisou estados psicológicos emergentes de experiências místicas, hipnose, curas milagrosas, mediunidade, drogas psicodélicas,...
tracking img