Economia 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanismos de Mercado: Demanda, Oferta e Equilíbrio

Mecanismos de Mercado: Demanda, Oferta e Equilíbrio
1. Introdução
Na aula anterior estudamos o conceito de Economia, suas áreas de estudo, o problema da escassez, a necessidade de fazer escolhas e como funciona de forma simplificada a Economia, através da análise do fluxo circular da renda. Esse primeiro contato com a Economia, nos mostrouque seu funcionamento gira em torno dos mercados...bem, existe uma história de que “faça qualquer pergunta a um economista e ele pensará em mercados”. E com razão, eles estão por toda parte. Veja alguns exemplos: A volkswagen no topo do pódio A montadora bate recordes de venda e se torna a maior fabricante de caminhões do País, depois de 50 anos de domínio da Mercedes-Benz. No ano de ouro daindústria automobilística brasileira, os veículos comerciais se tornaram o pedaço mais vigoroso desse mercado (...) No ano passado, a Volkswagen Ônibus e Caminhões roubou de sua principal concorrente, a conterrânea Mercedes-Benz, o posto de maior fabricante de caminhões acima de cinco toneladas do País. (...) A participação de mercado da empresa rondava os 15%. Hoje, encontra-se em 30,5%.
(ISTO ÉDINHEIRO, 01/FEV/2008)

2

Economia

Universidade Anhembi Morumbi

Mercado de trabalho nos EUA perde 17 mil vagas Resultado realimenta temores de recessão no país (...)
(FOLHA DE S. PAULO, 02/fev/2008)

Campeonato Paulista (Boleiros) E finalmente o futebol está de volta! (...) O hábito ancestral e hereditário de ir direto aos cadernos de Esportes todas as manhãs se desenvolveu e setransformou numa espécie de maníaca investigação do que estaria perdido nas entrelinhas e implícito no espaço entre os parágrafos (...) Em primeiro lugar, checamos o dia a dia do nosso time para depois espiar o que ocorre com os concorrentes. É uma espécie de prazer sutil e doce, principalmente quando o mercado está agitado e as novidades não cessam de espocar.
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/jan/2008)

AInvasão dos Homens da Bolsa Empresas do mercado financeiro apostam na profissionalização do mercado da moda e compram algumas das principais grifes brasileiras. O grande zunzum do São Paulo Fashion Week teve como protagonistas homens acostumados a desfilar de terno e gravata pelo mercado financeiro que decidiram ir às compras. De grifes, bem entendido (...) Apesar de ainda desorganizado, o mercadoda moda tem visibilidade e espaço para se expandir. O consumo interno não para de crescer (..)

(VEJA, 30/JAN/2008)

3

Economia

Universidade Anhembi Morumbi

Moda, futebol, música, alimentos, revistas, veículos, imóveis, finanças, câmbio, saúde, educação, transporte... são todos mercados, cujas flutuações são resultados da interação dos compradores e produtores. “É tudo uma questão deoferta e demanda”. Você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mesmo sem perceber. Esses são conceitos presentes no nosso dia a dia, mas você sabe o que eles realmente significam? Esse é o objetivo desta unidade: desvendar os mistérios da oferta e demanda. Vamos lá?

2. A Microeconomia
Na unidade anterior estudamos que a Microeconomia preocupa-se com o comportamento dos agentes econômicos(consumidores, empresas e governo). A Microeconomia tem algumas características: • Visão global: Ela não foca sua análise em uma empresa específica, como a Administração de Empresas, e sim no mercado no qual esta empresa está inserida. • É parcial: para analisar um mercado isoladamente, considera que todos os outros mercados e variáveis são constantes. Em Economia, usa-se a expressão originária dolatim coeteris paribus, que significa “tudo o mais permanecendo constante”. Quando utilizada, indica que ao considerarmos a influência de uma variável sobre a outra, as demais variáveis que poderiam interferir na análise permanecem inalteradas. A Microeconomia também é chamada de Teoria dos Preços, porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.

4

Economia...
tracking img