Resumo aee surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AEE Resumo



















Resumo Livro: Atendimento Educacional Especializado
Pessoa com Surdez de Marlene Ferreira Macedo Damázio

















Prefácio

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes eações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecido aos alunos com deficiência visando à complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
O curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, está estruturado para:
- trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussãodos novos referenciais para a inclusão dos alunos;
- introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas de Atendimento Educacional Especializado;
- desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional Especializado.
Garantindo o apoio aos 144 municípios-polo para a implementaçãoda educação inclusiva.


Apresentação

A educação escolar do aluno com surdez é um desafio
A possibilidade de um aluno com surdez aprender em uma sala com alunos comuns, mas tendo assessoria.
Este atendimento vem detalhado, para assim podem ser quebradas as barreiras linguísticas e pedagógicas que interferem na educação escolar.

Educação Escolar Inclusiva para Pessoas com SurdezEstudar a Educação escolar das pessoas com surdez faz pensarmos em limites, possibilidades e preconceitos existentes na sociedade.
Estas pessoas enfrentam dificuldades em participar da educação escolar, pois a forma que as vezes essas propostas são estruturas podem levar o aluno a perdas consideráveis no aprendizado.
Estudos realizados na década de XX e inicio de XXI, comprovam que a inclusão entreos alunos valoriza as diferenças no convívio.
Poker em 2001 comprova que as trocas simbólicas favorecem o desenvolvimento e conhecimento.
Existem pessoas também que não concordam com a inclusão, pois, visualiza a dificuldade linguista e didática.
Este assunto gera muito polemica, entre as pessoas envolvidas.
O principal nas discussões é buscar, novos caminhos entre a vida e a coletividadedentro e fora das escolas.
A Educação de alunos com surdez vai desde a educação infantil até a superior, garantindo que desde cedo possa usar todos os recursos disponíveis para superar as barreiras.
Conforme Dorziat (1988), esta autora percebe que os professores precisam conhecer e usar a língua de sinais, mas não basta só isso precisa um trabalho em conjunto com a escola e todos os alunos.
Oaprendizado da língua de sinais não garante uma aprendizagem significativa, estudos realizados por Paker, o ambiente onde a criança esta é muito importante, a partir do momento em que este ambiente não dá mais condições, pode prejudicar o desenvolvimento.
No livro monstra vários meios de acessos a informação, em vários meios

Tendências Subjacentes à Educação de Pessoas com Surdez
Existem trêstendências educacionais: a oralista, a comunicação total, e a abordagem por meio bilinguismo.
Oralismo: visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, já foi testada e perceberam que não dá muito certo, ocasionam perdas cognitivos, fracasso escolar, provoca dificuldades no relacionamento, familiar, não aceita o uso da Língua deSinais, discrimina a cultura surda e nega a diferença entre surdos e ouvintes.
Total: Utiliza todo e qualquer recurso para a comunicação, tentado assim interagir com a sociedade. Os resultados são questionáveis, dificultando a comunicação, assim pode se dizer que é mais uma parte oralista.
Abordagem Educacional: meio do bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas...
tracking img