Acionamento de um motor de passo via ponte h

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS SERRA

EDUARDO LEMOS LOUREIRO LIONDELY STEPHAN DE SOUZA PIMENTEL

ACIONAMENTO DE MOTOR DE PASSO VIA PONTE H

SERRA 2011

EDUARDO LEMOS LOUREIRO LIONDELY STEPHAN DE SOUZA PIMENTEL

ACIONAMENTO DE MOTOR DE PASSO VIA PONTE H

Relatório apresentado à disciplina de Eletrônica de Potência , do curso deEngenharia de Controle e Automação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina. Orientador: Prof. Dr. Felipe Nascimento Martins.

SERRA 2011

Resumo
Este trabalho abordará a confecção de uma ponte H, um circuito eletrônico destinado ao controle de motores DC, e no caso deste trabalho, de um motor de passo.Trata-se de um circuito simplificado capaz de controlar motores de corrente contínua diretamente a partir de sinais elétricos, permitindo desde o controle de sentido de giro até o controle de potência e velocidade.

SUMÁRIO
1 - Introdução..................................................................................................................5 1.1 –Objetivos.................................................................................................................5 2 - Atividades realizadas................................................................................................6 2.1 - Desenvolvimento da placa de circuito impresso da ponte H...............................6 2.2 – Impressão e corrosão daplaca..............................................................................7 2.3 – Simulação do Projeto via Proteus.........................................................................7 2.4 – Cálculos...................................................................................................................9 3 – Conclusões..................................................................................................................10 4 –Referências.................................................................................................................11

1 - INTRODUÇÃO
Motores de passos são dispositivos mecânicos eletro-magnéticos que podem ser controlados digitalmente através de um hardware específico ou através de softwares. Motores de passos são encontrados em aparelhos onde a precisão é um fator muito importante. Sãousados em larga escala em impressoras, plotters, scanners, drivers de disquetes, discos rígidos e muitos outros aparelhos. Existem vários modelos de motores de passos que podem ser utilizados para mover robôs, câmeras de vídeo, brinquedos ou mesmo uma cortina. Aqui como já mencionado utilizaremos a ponte H para o acionamento do motor. Devido à disposição dos componentes da ponte H, torna-seextremamente fácil selecionar o sentido da rotação de um motor, apenas invertendo a polaridade sobre seus terminais. Também é importante para a utilização com circuitos digitais, pois, como os sinais de saída dos microcontroladores não suportam a corrente necessária e nem possuem a tensão adequada para acionar um motor, é necessária uma unidade de potência que possa alimentá-lo convenientemente. Quandoligamos um motor DC com uma bateria, observamos que ele gira numa velocidade constante e numa única direção. Para alterarmos o sentido da rotação do motor, basta apenas ligar os terminais do motor de forma invertida. Para que não seja necessário fazer essa operação manualmente, podemos utilizar uma ponte H. Pode-se criá-la facilmente com a finalidade de controlar o sentido da rotação de um motorutilizando chaves simples, relés ou transistores. Neste trabalho usamos os transistores TIP 122 (NPN) e TIP 125 (PNP) como chave para fazermos o controle do motor de passo. Uma ponte H básica é composta por 4 chaves mecânicas ou eletrônicas posicionadas formando a letra “H”, sendo que cada uma localiza-se num extremo e o motor é posicionado no meio.

1.1 - OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho...
tracking img