Corantes

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 2 de março de 2013
Os corantes são usados pelo homem desde os tempos mais primórdios. São encontradas pinturas em cavernas que podem ter mais de 4000 anos. Os egípcios decoravam o interior dos palácios com pinturas eaté mesmo usavam maquiagens de pigmentos extraídos da natureza. Durante algum tempo algumas cores, como o vermelho, foram símbolo da realeza. O corante que dava essa cor era de difícil extração e muitocaro, por isso apenas as pessoas de maior poder aquisitivo poderiam usá-la.
O tempo passou e a procura por novas cores e a curiosidade do homem fez com que ele buscasse novos corantes de mais fácilacesso. Surgiram assim os corantes sintéticos. William Henry Perkin foi o primeiro a sintetizar um corante, e em pouco tempo sua fábrica produzia já produzia outro corantes sintéticos. O maisutilizado hoje em dia é o Índigo, corante que dá cor ao jeans, sintetizado pela primeira vez em 1880.
Mas o que faz com que esses compostos espsecíficos tenham cor, enquanto outros são incolores? Essescompostos possuem a característica de absorver radiação na faixa da luz visível. Nossos olhos conseguem detectar uma faixa de radiação que vai de 400 à 700 nanômetros. Cada cor está relacionada com umcomprimento de onda específico.
Alguns compostos orgânicos podem absorver radiação nesses comprimentos de onda de cada cor.

O que deve ser feito na pesquisa em novos corantes é procurar uma maneira desintetizar compostos que possam facilmente absorver radiação. Compostos com essa característica geralmente possuem anéis aromáticos. A circulação de elétrons pelos anéis facilita a absorção.
Agrande maioria de corantes possuem em sua estrutura vários anéis aromáticos que se unem por ligações que facilitam essa circulação. Uma dessas ligações muito conhecida é a ligação azo (dois nitrogêniosligados). Como por exemplo a Crizoidina, o primeiro corante azóico comercializado, um azobenzeno. Esses corantes azóicos possuem uma característica muito marcante de poder ser formados diretamente no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corantes
  • corantes
  • Corantes
  • Corantes
  • Corantes
  • corantes
  • Corantes
  • Corantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!