Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 6: O Atendimento Educacional Especializado (AEE): o professor de estudantes com surdez no Ensino Regular e o professor da Educação Especial
Sempre que necessário, reveja a tarefa proposta na aula-tema 1 que será desenvolvida ao longo do semestre, a fim de manter o foco e favorecer a concretização da atividade.
Na aula-tema 2 “Da escola dos diferentes à escola das diferenças”,propusemos estudos iniciais a respeito do ensino regular e a educação especial na perspectiva inclusiva de educação. É importante ressaltar que a educação inclusiva defende o direito à escolarização em instituições oficiais a todos, que inclui também as pessoas com surdez.
O ensino inclusivo defende que todas as pessoas, com deficiência ou não, tenham acesso a um direito comum e fundamental. Este direitoconsiste na oportunidade de conviver num ambiente (escola regular) em que a diferença se faz e refaz em meio à pluralidade de sentidos, que são atribuídos aos conhecimentos, às relações, ao ser e estar no mundo de maneira solidária e colaborativa.
Com base nestas concepções, como deve então ser entendida a Educação Especial? Como vimos anteriormente, ela se reafirma como uma modalidade de ensinoque perpassa todos os níveis e etapas de ensino, sendo obrigatoriamente complementar ou suplementar, e não mais substitutiva.
O Atendimento Educacional Especializado em Libras constitui um dos momentos didático-pedagógicos para alunos com surdez matriculados na escola comum. A organização didática desse espaço de ensino requer o uso de recursos visuais e todo tipo de referência que colabore coma aquisição do conhecimento do aluno com surdez. O professor que atua nesse momento didático precisa ter proficiência em Língua de Sinais. O atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras este atendimento constitui outro momento didático-pedagógico para os alunos com surdez. Este trabalho é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo) e consiste em:aprofundar o conhecimento em Libras do aluno surdo; criar sinais, caso não existam, para ser aplicados na sala de aula comum; avaliar a aprendizagem dos alunos em relação à evolução conceitual de Libras.
O atendimento Educacional Especializado para o ensino de Língua Portuguesa o ensino de L2 deverá ser desenvolvido por um professor ouvinte, que conheça os pressupostos linguísticos e que acreditena proposta de desenvolver competências gramatical e linguística ao aluno surdo exposto ao bilinguismo social. Nesta perspectiva o AEE em língua portuguesa deverá ser organizado, respeitando alguns princípios: riqueza de materiais e recursos visuais; amplo acervo textual em língua portuguesa; dinamismo e criatividade na elaboração de serviços. É preciso, portanto, garantir a aprendizagem dos alunoscom surdez nas turmas do ensino regular tendo como retaguarda a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Busquemos as contribuições, presentes no Decreto nº 6.571/08, que trazem importantes elementos que devem ser objeto de estudo de professores. A fim de uma melhor organização dos conhecimentos que aqui serão partilhados, organizamos algumas questões descritas a seguir.
1) Oque deve ser viabilizado pela Educação Especial?
Deve ser viabilizado o oferecimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo este o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente; prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos, logo, ele não pode substituir o ensino regular.
De acordo com o Decreto nº 6571/08, oAEE deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. Suas atividades contarão com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação, que subsidiará às seguintes ações: implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; formação continuada de professores para o AEE; formação de gestores,...
tracking img