Resumo 6 sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seis Sigma
Uma estratégiapara excelência no desempenho de processos

“Errar é humano”
“Errar é humano”. Quem nunca usou a célebre frase pra escapar de um julgamento rígido por alguma falha cometida? Sabemos que o erro é um comportamento inerente do ser humano e que jamais conseguiremos atingir um nível de perfeição de 100%, mas também sabemos que existem dois tipos de pessoas – as que seacomodam com suas falhas e as que buscam sempre melhorar.
Mas a pergunta que fica no ar é – Como seria a vida dos seres humanos com uma taxa de 99% de perfeição? – Respondo e provo por a + b que este número aparentemente tão interessante seria péssimo. Observe o quadro a seguir:

Partindo do pensamento de que 99% é uma péssima taxa de aproveitamento e vendo na prática um alto nível deinsatisfação dos clientes com seus produtos a Motorola adotou um programa de administração participativa, em que a iniciativa era baseada em times, desenvolvendo atividades em conjunto. Nesse momento a empresa alterou seu programa de qualidade e deu a ele o nome de Seis sigma. Assim, o SS ofereceu à Motorola, uma maneira simples e eficiente de monitorar o seu desempenho e compará-lo as exigências de seusclientes.

A Estrutura do Seis Sigma
Com uma estrutura simples, o Seis Sigma é composta por participantes da parte gestora a operacional. Suas nomenclaturas se assemelham bastantes as mesmas dadas as artes marciais, não só pelo treinamento intenso que recebem, mas também pela técnica adquirida e o equilíbrio mantido tanto quando atacam com um golpe ou se defendem de um adversário. Essesprofissionais são:
champions ou campeões: gestores que definem a direção do projeto, apoiam e removem possíveis barreiras ao desenvolvimento do mesmo;
master black belts (MBBs) ou mestres faixas-preta: profissionais que atuam em tempo integral como mentores dos black belts e que assessoram os champions;
black belts (BBs) ou faixas-preta: são os profissionais que lideram as equipes na condução dosprojetos SS;
green belts (GBs) ou faixas-verde: profissionais que participam das equipes lideradas pelos black belts;
yellow belts (YBs) ou faixas-amarela: profissionais do nível operacional da empresa, que são treinados nos fundamentos do SS, para que possam dar suporte aos black belts e green belts na implementação dos projetos.

Metodologia DMAMC:

O método DMAMC é utilizado, na maioria dosprojetos, para desenvolver a metodologia Seis Sigma. O DMAMC parte do princípio do que o foco das ações deve estar nos processos e não nos resultados finais, ou seja o controle do produto final, pois o controle do processo, garante a qualidade do produto e redução de defeitos.

Definir: Definir as expectativas do cliente e o escopo do projeto com precisão.

Medir: Determinar a localização ou focodo problema, e qual a frequência de defeitos, falhas ou perdas.

Analisar: Diferenciar as causas do problema prioritário. Porque, onde e quando os problemas ocorrem?

Melhorar: Propor melhorias e soluções para o processo prioritário.

Controlar: Garantir que o alcance da meta seja mantido em longo prazo.

Ferramentas Estatísticas

A questão é que o Seis Sigma não tem nada de novo. Sãoapenas junções de ferramentas estatísticas já usadas em diversos programas de qualidade. A diferença está na forma sistemática e ordenada como são usadas. As ferramentas mencionadas a seguir são as mais comumente usadas:

Mapeamento de Processos: trata-se de mapear de forma gráfica e clara o processo para que possa ser visualizado e analisado.

Controle Estatístico de Processo e Gráficos deControle: são usados para medição e avaliação das variações em um processo. O gráfico de controle ajuda, também, na identificação de causas especiais e, com isso, possibilita a tomada de ações para se corrigir o problema.

Gráfico de Pareto: é uma das principais ferramentas, pois identifica os problemas vitais. As bases para a criação de um Gráfico de Pareto é a regra 80/20. Em geral, 80% dos...
tracking img