Resultados laboratoriais da suscetibilidade aos antibióticos através dos participantes no EARS-Net em Portugal (2009-2011)

1019 palavras 5 páginas
Observações_ Boletim Epidemiológico

2012

numero:

02
2ª série

artigos breves_

www.insa.pt

n. 6

_Resultados laboratoriais da suscetibilidade aos antibióticos através dos participantes no EARS-Net em Portugal (2009-2011)
Vera Manageiro 1, Eugénia Ferreira 1, Manuela Caniça 1,
Grupo de Estudo Português do EARS-Net 2.
1 Laboratório Nacional de Referência da Resistência aos Antimicrobianos,
Departamento de Doenças Infeciosas, INSA.
2 Laboratórios Nacionais participantes no European Antímicrobial Resistance
Surveillance Network.

_A ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos é um grave problema de saúde pública. Tendo em vista a monitorização contínua da suscetibilidade aos antibióticos de bactérias isoladas em produtos invasivos, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA) tem colaborado no EARS-Net (European Antimicrobial Resistance
Surveillance Network), estando-lhe adstrita a área da microbiologia.
Portugal participa neste programa desde 1999, o qual é coordenado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) desde 2010.
Trata-se de uma rede europeia de sistemas nacionais de vigilância epidemiológica (http://ecdc.europa.eu/en/activities/surveillance/ears-net), cujos resultados repercutem o uso abusivo e intenso de antibióticos a diversos níveis.
_Nesse âmbito, apresentamos os principais resultados de suscetibilidade aos antibióticos (período de 2009 a 2011) de 7 patogénicos (1), obtidos por 20 laboratórios, distribuídos por diferentes regiões em Portugal
(abrangendo 25 hospitais, o que considerando oscilações de acordo com a sua reorganização, representa cerca de 77% da população portuguesa). _Staphylococcus aureus:
Contrariamente ao que se passa na Europa (2,3), em Portugal, com exceção de dois hospitais (PT021 e PT026), a percentagem de S. aureus resistente à meticilina (MRSA) continua a aumentar (Gráfico 1).
A frequência de isolados com suscetibilidade diminuída à

Relacionados

  • Florescer
    115222 palavras | 461 páginas