O PROJETO ECA NA ESCOLA – CAMINHANDO PARA A PAZ E CIDADANIA

521 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO O PROJETO ECA NA ESCOLA – CAMINHANDO PARA A PAZ E CIDADANIA tem como objetivo construir no conteúdo e no currículo escolar uma “pedagogia dos direitos e deveres humanos”, tendo como pressuposto básico de discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

2. JUSTIFICATIVA
Esta proposta surgiu pela necessidade de um trabalho desenvolvido na escola como linha orientadora de sensibilização dos educandos, educadores e funcionários para a questão cidadã.

3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral - organizar criteriosamente atividades em sala de aula para estudantes do ensino fundamental, Médio e EJA III do Colégio Estadual D. Pedro I, baseada nos direitos e deveres apregoados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
3.2 Objetivos específicos - Construir no conteúdo escolar, princípios de uma educação voltada para a cidadania, tendo como pressuposto o conhecimento dos direitos e deveres. - Provocar no educando o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres de cidadania contidos no ECA: e no educador por uma pedagogia ética dos direitos e deveres. - Problematizar os principais artigos do ECA numa perspectiva crítica, buscando entender porque eles não são efetivados. - Propagar no ambiente escolar o Estatuto da Criança e do Adolescente, contribuindo para a formação e consciência de alunos, professores e funcionários. - Auxiliar os professores e alunos a refletir, contextualizar o ECA na situação sócio, político e econômica do próprio país e da cidade de Nova Soure desde a sua aprovação. - Propor uma reflexão sobre os Direitos Humanos a partir de dois aspectos: o daqueles que os promove, através de respeito, solidariedade e da cidadania e também daqueles que têm seus direitos transgredidos.

METODOLOGIA
Esta atividade dar-se-à através de oficinas pedagógicas de leitura e escrita nas quais aprofundaremos a compreensão histórica dos direitos e deveres da criança e do

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas