Respuestas del capitulo 1 de rossetti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios:
1. Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registrada pela história em épocas passadas”. “Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Pardestaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.

A semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras as demais áreas das ciências humanas.
A ideiaque o Richard Gill quer dizer e’ que a economia não possui todas as ferramentas que precisa para encontrar as soluções aos problemas que tem o mundo atual já que eles são mais graves dos problemas do passado, então a economia deve recorrer a outras ciências como as ciências humanas, a ciência politia, a Psicologia, ao Direito, a ética, a historia assim como a filosofia, e a religião para assim secomplementar entre eles e procurar as soluções mais apropriadas aos conflitos do mundo.
Por isso não será exagero dizer que as resposta final as questões da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que as respostas a outras questões humanas passaram necessariamente por alguma revisão do ordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico.

2. Quais os principais ramos dasciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Não é difícil encontrar exemplos de aspectos da realidade econômica que são fortemente influenciados por fatores extra-econômicos. Apresente alguns exemplos, extraídos de recentes acontecimentos.
O caráter biunívoco das relações da economia com outros ramos do conhecimento social. Eles são:
* Ética
* Filosofia
* Direito* Antropologia cultural
* Psicologia
* Sociologia
* Política

O referencial econômico deve ser visto apenas como uma abstração útil, para que se analisem aspectos específicos da luta humana pela sobrevivência, prosperidade, bem-estar individual e bem-comum. Ocorre, todavia, que essa mesma luta não se esgota nos limites do que se convencionou chamar de relações econômicas. Vaimuito alem abrangendo aspectos que dizem respeito a postura ético-religiosa, as formas de organização política, aos modos de relacionamento social, a estruturação de ordem jurídica, aos padrões sãs conquistas tecnológicas e a formação cultural da sociedade.
Um exemplo atual de uma realidade econômica pode ser a Globalização. Ele refere-se a um processo de caráter objetivo que tem lugar sobre ascoisas como resultado das forcas produtivas expressado em um novo paradigma tecnológico em avance das comunicações num sentido mais amplo, que por sua vez é combinada com a vocação eterna de capital de atravessar as fronteiras nacionais na busca da valorização.
Isto não abrange somente a economia, mas também temas como a conduta humana que e a antropologia cultural, assim como também a psicologia,um pouco da política ao tratar do mundo então de diferentes países e de alguma ou outra maneira da ética.

3. Liste pelo menos dez grandes temas que gravitam no campo de interesse da economia. Como estimuladores de ideia, considere o polinômio clássico produção-distribuição-dispêndioacumulação ou, então, o trinômio da sistematização de Robbins, recursos-necessidadesprioridades.
* Escassez Aescassa disponibilidade de recursos para o processo dedutivo. Sua conformação. Seus custos. Sua exaustão ou capacidade de renovação.
* Emprego. O emprego dos recursos. A ociosidade dos que se encontram disponíveis. O desemprego, suas causas e consequências.
* Produção. O processo produtivo como categoria básica. Decorrências da produção: a geração de renda, o dispêndio e a acumulação....
tracking img