Kdjf f

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura da refião sudeste

A cultura da região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A influência indígena e africana são marcadas na música e na culinária da região.
festas
As festas típicas da região são marcadas pela influência africana, como as congadas, a festa do DivinoEspírito Santo, reisados, lundus, sambas etc. Além disso, a cultura caipira é muito presente no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Culinária
A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada. Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo,tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza.
Religião
Devido à influência portuguesa, a maior parte da população professa a fécatólica, embora há crescentes aderentes do protestantismo e, em menor medida, seguidores do judaísmo, budismo, islamismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.


danças


Região Sudeste
· Batuque (SP, MG, ES) -

· Cana-verde (toda a região) -
· Catira ou Cateretê (MG, SP)

· Caxambu (MG, RJ)
· Ciranda (RJ)
· Dança de S. Gonçalo (MG, SP)

· Dança do Tamanduá (ES) - organizada em rodade homens e mulheres, um solista ao centro vai executando movimentos determinados pela letra da cantoria: pondo a mão na cabeça ou na cintura, batendo com o pé no chão, pulando para lá e para cá, mexendo com as cadeiras etc. As músicas são na forma solo-coro, o que permite improvisação nas ordens musicais cantadas pelo puxador.
· Fandango (SP) - neste Estado há duas modalidades de Fandango: o dointerior e o do litoral. O primeiro revela influências do tropeiro paulista. Dançam somente homens, em número par. Vestem-se com roupas comuns, chapéus, lenço ao pescoço, botas com chilenas de duas rosetas, sem os dentes. Estas chilenas, batidas no chão, funcionam como instrumento de percussão no acompanhamento das “marcas”, como Quebra-chifre. Pega na bota, Vira Corpo, Pula sela, Mandadinho,dentre outras. A música é a moda de viola comum. O palmeado e o castanholar de dedos estão presentes no início e entre as “marcas”. O Fandango do litoral compreende uma série de danças de pares mistos, tais como: Dão-dão, Dão-dãozinho, Graciana, Tiraninha, Rica senhora, Pica-pau, Morro-seco, Chimarrita, Querumana, Enfiado, Manjericão, etc. Cada “marca” apresenta coreografia própria, assim como sãotambém particulares a linha melódica e o texto poético


Música da Região Sudeste


Ao longo da nossa história muitas formas de compor melodias, harmonias e ritmos foram inventados. A maioria foi importada de diferentes países e transformada com criatividade pelos músicos brasileiros, as festas típicas da região sudeste são influenciadas pela cultura negra africana principalmente, mas também pelacultura européia, e indígena brasileira. A partir destas mesclas de culturas e ritmos surgiram novas formas de música como exemplo o lundu, samba, pagode e o funk carioca. A cultura caipira também está muito presente nas cidades interioranas dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.



Lundu


O lundu é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de naturezahíbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças...
tracking img