Responsabilidade socioambiental e o papel do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução
2. Entendendo Responsabilidade Socioambiental
3. Petróleo versus Responsabilidade Socioambiental e o Papel do Administrador
4. Conclusão
5. Referências

1. INTRODUÇÃO

A preocupação ambiental, no aspecto técnico, forçou as empresas a inovarem e produzirem novas tecnologias que permitam a redução de poluentes e criar o consumo sustentável dos recursos naturais,produzindo com o mínimo possível de impacto ambiental. Tal preceito de desenvolvimento trouxe para o mercado industrial a chamada responsabilidade ambiental, que se tornou uma alternativa de lucratividade para as empresas, gerando assim benefícios a longo prazo para toda sociedade. No mercado acionário, por exemplo, as empresas comprometidas com o meio ambiente geraram ganhos 25% acima da média paraseus acionistas e o capital investido nessas empresas aumentou em quase 80% nos últimos anos.

2. Entendendo Responsabilidade Socioambiental

Segundo Dermival Ribeiro responsabilidade é a qualidade de responsável ; dever, obrigação. Sendo assim a Responsabilidade Socioambiental é o dever que cada individuo têm perante a sociedade e o meio ambiente. O “dever de todos” de garantir “um meioambiente equilibrado” e “ preservá-lo para as próximas e futuras gerações”, texto de transparência apavorante de nossa Constituição.
O consumo desenfreado e irresponsável está tornando nosso planeta um lugar degradado e cada vez mais baixando o nível da qualidade de vida. Nas palavras de Carlos Minc Ex- Ministro do Meio Ambiente (Governo Lula – 2009) “o motor das transformações necessárias parasalvar o que ainda resta de saudável é a educação ambiental de qualidade, voltada para ações concretas de preservação”.
Para Weber a ação social arraigada aqui citada refere-se a “um componente universal e específico na vida social e fundamental para a organização da sociedade humana” (Weber, APUD Silva, 2009).
È possível criar planejamentos estratégicos, que determinem ações de responsabilidadeambiental em toda e qualquer gestão, buscando redução do consumo de água e energia, uso de papel reciclado, estimulo para que equipes participem de campanhas ecológicas, implantação de coleta seletiva de lixo, produção com alto nível de sustentabilidade e entre outras medidas, devemos visar o desenvolvimento econômico mundial versus a proteção ao meio ambiente.
Nas últimas décadas, os indicadoresambientais demonstram que a temperatura de nosso planeta tem aumentado, as nascentes e o rios cada vez mais reduzem a qualidade e quantidade da água, os oceanos e o ar apresentam uma poluição freqüente, os desmatamentos das florestas continuam, enfim uma ameaça a própria sobrevivência e se continuarmos omissos, conforme estudos científicos, teremos ainda neste século cerca de três milhões de sereshumanos sofrendo com falta de água , quase seiscentos milhões passando fome, 20 a 30 % das espécies animais podem entrar em extinção e o nível do mar poderá elevar significativamente. As mudanças climáticas afetam diretamente em nossa qualidade de vida. Essas variações climáticas como as enchentes, tsunamis, furacões e vários outros prejudicam especialmente o desenvolvimento econômico e socialdos países em desenvolvimento.
A voracidade predatória do sistema econômico vigente o faz enxergar a natureza tão somente como fonte de matérias-primas para a produção de mercadorias. Com isso a natureza torna-se ela própria uma mercadoria. O trabalho é a ação humana que transforma a natureza para o homem. Mas para que o trabalho cumpra essa finalidade de sustentar e humanizar o homem, deverealizar-se de modo auto-sustentável para a natureza e para o homem.

3. Petroleo versus Responsabilidade Socioambiental e o Papel do Administrador

A humanidade começou a utilizar em primeiro lugar o carvão mineral, durante a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII com a invenção da máquina a vapor, revolução essa que se expandiu pelo mundo a partir do século XIX,...
tracking img