Responsabilidade social e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Rio de Janeiro
2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Gestão I do curso de Administração da UNIGRANRIO como requisito para aprovaçãona mesma.

Orientador: Fulano de Tal

Rio de Janeiro
2011
TERMO DE APROVAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Trabalho defendido por ____, apresentado ao curso de Administração da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO) e aprovado em ___ de ________ de 2011 pela banca examinadoraconstituída pelos professores:

_________________________________________________
Prof. orientador Fulano de Tal

Rio de Janeiro
2011
SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Referencial Teórico 6
2.1. Sustentabilidade 6
2.2. Sustentabilidade Empresarial 8
2.3. Marketing Verde 10
2.4. Responsabilidade Social 10
2.5. Responsabilidade Social nas Empresas 11
2.6. EmpresasVerdes......................................................................................................12
3. Considerações Finais 13
4. Referências Bibliográficas 14

1. Introdução
Os conceitos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável têm como definição básica as decisões estratégicas e operacionais das empresas. Trata-se de como devem observar seus negócios de maneira maisdetalhada sempre considerando os aspectos ambientais, econômicos, sociais e humanos na organização.
A população viveu tempos de profundo pelo descaso com causas sociais e ambientais pelas instituições públicas e privadas, governos e mesmo pelos próprios indivíduos, o que revela o sentimento vivido pela sociedade de valores individualistas e competitivo, onde buscam sempre o melhor para siesquecendo do próximo. Vemos que sustentabilidade é a palavra da ‘moda’ no mercado atual, porém nem sempre é aplicado de maneira correta.
Diante deste quadro, com o passar dos anos, observamos que este pensamento só vem mudando quando a responsabilidade social e a sustentabilidade, vem acompanhado pela promoção de suas organizações frente a mídia, ou pela preferência dos clientes frente aos seuspensamentos diante da sociedade, pela valorização da empresa na sociedade e no mercado; em tributação, com as possibilidades de isenções fiscais em âmbitos municipal, estadual e federal para empresas patrocinadoras ou diretamente para os projetos; em produtividade, pelo maior empenho e motivação dos funcionários. Cada vez mais, valoriza-se a consciência de que uma gestão socialmente responsável podetrazer inúmeros benefícios às empresas.
O instituto Ethos afirma que:”Com isso as empresas estão enfrentando riscos e encontrando oportunidades cada vez maiores. Empresas que não se consideravam atingidas por esses temas três anos atrás são afetadas atualmente, e as que hoje não se sentem atingidas podem enfrentar uma situação muito diferente daqui a três anos.”
Segundo a BOVESPA o ISE(Índice de Sustentabilidade Empresarial) é uma espécie de "selo de qualidade".
Para entendermos melhor o papel das organizações frente às questões sociais e ambientais é necessário compreender, primeiramente, o conceito do desenvolvimento sustentável. Só assim, será mostrada a necessidade das empresas em comprometerem a gestão com a responsabilidade social.

2. Referencial Teórico

1.Sustentabilidade

Sustentabilidade é a forma de desenvolvimento que mesmo suprindo nossas necessidades atuais, se preocupa em atender essas mesmas necessidades das gerações futuras, sem prejudicar o meio ambiente e garantindo uma formação saudável e uma interação de respeito entre homem e natureza.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada...
tracking img