Responsabilidade social e profissional do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA Nº 01
Professor estuda responsabilidade social
Irineu Afonso Frey estudou responsabilidade social em seu doutorado pela UFSC. Mas ele não é apenas um teórico. Professor da Unisc, ele também põe a mão na massa.
Publicado em 11/04/2005 - 15:44
Hoje em dia falar sobre responsabilidade social está na moda, mas é preciso tomar cuidado para não confundi-la com filantropia. Este foi um dostemas tratados na tese de doutorado defendida na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), Irineu Afonso Frey. 

Frey é formado em Ciência Contábeis e mestre em Desenvolvimento Regional pela própria Unisc. Ele conta que sua preocupação com o lado social das empresas começou na época do mestrado."Quando eu ingressei no doutorado, inicialmente iria trabalhar com outro tema, mas o meu orientador achou mais interessante pegar um assunto que estivesse relacionado diretamente ao meio que eu já havia pesquisado. Como meu mestrado foi em desenvolvimento regional, as leituras que havia feito já envolviam questões sociais, acabei optando por responsabilidade social", explica o professor. 

"Comeceia ler bastante sobre a questão da responsabilidade social e percebi que havia muitas coisas dúbias, principalmente a questão conceitual, já que a minha primeira meta era estudar a avaliação do ativo intangível da responsabilidade social empresarial. Porém, me dei conta de que não tinha um conceito de responsabilidade social consolidado suficiente para começar a construir um sistema de avaliaçãoem cima dele", ressalta Frey. 

Se não existe uma conceituação clara a respeito do que seja responsabilidade social, esse é um problema e foi nesse caminho que o professor começou seu trabalho. Segundo ele, as pessoas confundem filantropia com responsabilidade social, mas as duas questões são bem distintas. "Essa confusão é algo que deu para perceber de imediato. A grande diferença é que afilantropia é estanque, você dá e acaba o seu comprometimento. Já a responsabilidade social demanda gerenciamento. Foi desta forma que comecei a entrar na minha tese, que propõe justamente um modelo de gerenciamento da responsabilidade social empresarial", explica 

Frey desenvolveu um modelo de Sistema de Gerenciamento da Responsabilidade Social Empresarial (Sigrese). Ele utiliza conceitos doBalanced Scorecard (BSC), que é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda a operacionalizar e tornar realidade o que foi idealizado. O objetivo é que os valores e crenças dos funcionários sejam inseridos na missão da organização e por conseqüência na estratégia de atuação empresarial. "Toda estratégia para ser gerenciada precisa de indicadores, foi então que desenvolvi junto com esse sistema umpacote de indicadores para o gerenciamento da responsabilidade social", explica Frey. "Utilizando os indicadores do BSC, a estratégia permeia todos os níveis da organização, desde a alta direção até o chão da fábrica. 

Projetos sociais

O professor conta que participa da Comissão de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, também por isso o seu interessepor essa questão. "Ali a gente discute as questões da responsabilidade social empresarial e também propõe modelos para divulgação das informações sociais, que é o chamado balanço social", descreve.

Além disso, participa de projetos de pesquisa na própria Unisc nos quais está tentando identificar quais os indicadores utilizados pelas empresas do Vale do Rio Pardo (RS). 

Responsabilidadesocial x Contadores

Pode até ser meio complicado imaginar uma ligação entre ações de responsabilidade social empresarial e Ciências Contábeis, mas o professor explica que existe sim. "Hoje tem uma série de oportunidades em nível de legislação federal, estadual e até municipal. E nossos profissionais (contadores) não estão utilizando, porque pensam que dá trabalho e freqüentemente terão que se...
tracking img