Etica na profissao docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Akrópolis, Umuarama, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009
149
A CONDUTA ÉTICA DO PROFESSOR COM BASE NA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
THE TEACHER’S ETHICAL CONDUCT RELIED ON PAULO FREIRE'S PEDAGOGY OF AUTONOMY
Albino Gabriel Turbay Junior1
Gedson Cavinatti Rubio2
Fernanda Garcia Velasquez Matumoto3
Recebido em agosto/2009
Aceito em outubro/2009
1Mestre em Direito pela UNIPAR.Especialista em Direito Processual. Especialista em Docência do Ensino Superior e professor de Direito Penal/UNIPAR – Umuarama – Campus – Sede. E-mail: albino@unipar.br
2Graduado em Ciência da Computação pela UNIPAR e Especialista em Docência do Ensino Superior
3Mestre em Direito Processual Penal. Especialista em Direito Empresarial Coordenadora do Programa Institucional de Valorização doMagistério Superior/UNIPAR e professora da UNIPAR – Umuarama – Campus – Sede.
JUNOR, A. G. T; RUBIO, G. C; MATUMOTO, F. G. V. A conduta ética do professor com base na pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Akrópolis Umuarama, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009.
Resumo: As aulas do curso de pós-graduação em docência levaram a uma preocupação sobre o comportamento do professor em situaçõesproblemáticas, tanto no relacionamento com a própria profissão de professor e a instituição em que se exerce a atividade, quanto no relacionamento com os alunos. A melhor conduta nestas situações problemáticas é aquela que tem a ética como base e para isto é preciso entender o que é ética, sendo que, para a busca desta compreensão, este trabalho utilizou como base a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire,que, sem dúvida alguma, apresenta saberes importantes para reflexão sobre uma conduta ética de todo o professor.
Palavras-chave: Professor; Situações problemáticas; Ética; Pedagogia da autonomia
A
bstract: Classes within the post-graduation course in Teaching led us to concern teacher’s behavior before problematic conditions, either related to its own profession in relation to the institutionin which he works, as well as its relationship with the students. The best conduct towards such conditions is the ethics-based, reason why understanding ethics is necessary. In the pursuit of such understanding, this study was based on Paulo Freire’s Pedagogy of Autonomy, which is sure to present important knowledge for the reflection on every teacher’s ethical conduct.
Keywords: Teacher;Problematic conditions; Ethics; Pedagogy of Autonomy.
Akrópolis, Umuarama, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009
150
JUNIOR, A. G. T; RUBIO, G. C; MATUMOTO, F. G. V.
INTRODUÇÃO
Em sua atividade profissional, o docente, em inúmeras vezes, se encontra em situações problemáticas em que precisa tomar uma decisão, porém esta decisão sempre envolve o questionamento sobre a moralidade de determinadocomportamento, o que cria uma reflexão sobre como agir nestas situações problemáticas.
Estes questionamentos giram em torno de situações como, por exemplo, de que forma chamar a atenção de um aluno para a disciplina? Como avaliar um aluno que não se empenha em sala de aula? Ou que nunca é disciplinado? O que fazer quando percebe que um aluno está colando? E ainda, quando percebe que está colando, masnão há provas? Ou responder a um aluno que questiona seus métodos? O que fazer quando ocorre um conflito em sala de aula, de aluno com outro aluno, ou até mesmo de aluno com o próprio professor? O que fazer quando não se sabe uma resposta para um aluno que questiona? Como fazer quando se percebe que as aulas não tem sido produtivas: tenta inovar, ou o importante é transmitir o conteúdo e oproblema de absorver é do aluno? O que fazer quando se está insatisfeito com a remuneração recebida como professor? O que é ser professor?
Estes são alguns dos problemas que podem acontecer na experiência de sala de aula e da própria atividade de professor, sendo que as respostas e as soluções devem ser construídas por meio de uma conduta ética, respeitando os alunos e a Instituição, mas também se...
tracking img