Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, as maiores quantidades de casos são em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. Geralmente as epidemias ocorrem no verão, durante ou logo após os períodos chuvosos. O dengue clássico tem início de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchasvermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns pacientes podem ter hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações. Existem quatro tipos diferentes do vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
A Dengue hemorrágica é a forma grave de dengue. No inicio são os mesmos sintomas do dengue clássico, masapós o 5° dia alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. As hemorragias ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de um acompanhamento médico de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
O avanço do Dengue tipo 4 está sendo uma ameaça a saúde pública no Brasil. Não que o vírus sejamais ou menos perigoso q os outros 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo. Existem quatro tipos do vírus da dengue, eles causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes.
Transmissão: A infecção pelo vírus, transmitido pela picada domosquito aedes aegypti , uma espécie hematófaga ( ou seja, que se alimenta de sangue) que tem origem na África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.Sintomas da Dengue Clássica:
-Febre alta com início súbito.
-Forte dor de cabeça.
-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
-Perda do paladar e apetite.
-Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
-Náuseas e vômitos·
-Tonturas.
-Extremo cansaço.
-Moleza e dor no corpo.
-Muitas dores nos ossos e articulações.Sintomas da Dengue Hemorrágica:
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando passa a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
-Dores abdominais fortes e contínuas.
-Vômitos persistentes.
-Pele pálida, fria e úmida.
-Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
-Manchas vermelhas na pele.
-Sonolência, agitação e confusão mental.
-Sede excessiva eboca seca.
-Pulso rápido e fraco.
-Dificuldade respiratória.
-Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clinico agrava-se muito rápido apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. Em um estudo feito pelo Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
Tratamento: Não existe tratamentoespecífico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Prevenção: Para evitar a dengue é combater osfocos de acúmulo de água parada, que soa locai apropriados para a criação do mosquito transmissor. Mantenha a caixa d’água sempre fechada com a tampa adequada, remova folhas galhos e tudo que possa impedir água de corre pelas calhas, não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje, lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água, mantenha bem tampado...
tracking img