Direito civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO- Com estudo de varios aspéctos sobre patrimonial-liberalista, se deu enfase a varios diplomas da época, inclusive o código civil brasileiro de 1916.Mas com as transformaçõessocio-ideologicas se fez criar muitos estatutos e microsistemas comprometidos com a valorização dos atributos da socialidade solidariedade, para se considerar metas, objetivos, para abrir oportunidade dos valoresteoricos do nosso codigo civil.
A ORDEM JURIDICA E ALGUMAS DE SUAS PREMISSAS - Não se admite mais o individualismo, o egoismo, mesmo sendo o centro das atenções e semelhança de Deus , e sim devendoagir com solidariedade social.
A individualidade tem valor e eficácia como um todo, no coletivo.Com as mudanças em nossa sociedade se propos um compromisso ético para se construir uma sociedade maisjusta.
A SUMA DIVISIO E SEU PRESTIGIO - O direito publico e privado tem sido um manual didatico para os iniciantes.Com essa divisão, tem assolado a sociedade, fruto das transformações socio-culturais,surgindo o genero social onde estão questões de familia, do trabalho, habitação, etc..., onde se estuda novas leis para as locações predias, construções em condominios , de defesa do consumidor.Tanto os interesses individuais e coletivos são sociais, cada um em sua particularidade.
REALIDADE, CONCEITOS E VALORES CAMBIAIS.- O direito nasce à realidade do mundo, mesmo com as opiniões contrarias,estando a realidade e o conceito ligados entre si. O direito não pode ser um modelo acabado e positivista e sim um sistema movel de constante evolução com o objetivo de compreender a interpretação ,podendo comprometer a aficacia do juridico.
O TRIDIMENSIONAL DO FENOMENO JURIDICO - Segundo Miguel Reali, o direito não é só norma e sim realidade tridimensional e social dotada de valoresincorporando-se a norma.
DO ESTADO LIBERAL AO ESTADO SOCIAL - No século XVlll com a aceleração cultural, artistica e social, o homem tornou-se mais valorizado , aumentando o individualismo e o liberalismo,...
tracking img