Responsabilidade social corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social Corporativa

O conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dosfuncionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
Críticos afirmam que pesar de aceitar que as empresas devem obedecer às leis dos países em que atuam, eles afirmam que as empresas não têm outra obrigação para a sociedade, porém as organizações estão visando a sociedade em virtude do lucro, ou seja, estão mostrando ao público, seu lado social e ambiental.
Os consumidoresestão cada vez mais conscientes das implicações ambientais e sociais das suas decisões de consumo do dia-a-dia e, portanto, começam a tomar decisões de compra em que é fator decisório as suas preocupações ambientais e éticas. No entanto, esta prática está longe de ser coerente ou universal. A ética é um fator importante na garantia da competitividade das empresas.
A responsabilidade social resumem-sea dois enfoques principais:

Visão Clássica: a única responsabilidade da administração é conduzir os negócios com o máximo lucro.
O objetivo da empresa é maximizar o retorno aos seus acionistas, e que já que só as pessoas podem ter responsabilidade social, as empresas são responsáveis apenas perante os seus acionistas e não para a sociedade como um todo.

Visão Socioeconômica: Qualquerorganização deve se interessar pelo bem-estar social externo e não somente pelos lucros corporativos. Deve existir sempre ética dentro da organização, melhores condições a todos, funcionários, empresa e sociedade.

Governo e a Responsabilidade Social

O governo vem aumentando sua participação nas organizações em relação a sociedade, o relacionamento entre governo e organização pode-se dizer que é emdois sentidos, pois as empresas podem influenciar o governo.
O governo impõe regulamentação, ou seja impor as leis e regras que determinam que podem ou não fazer. São as regulações diretas, já as indiretas são a influência que o governo exerce sobre a responsabilidade social, por meio de códigos de tributos ou taxas de incentivos, que são variáveis em função da atuação social da organização.Redução de impostos e tributos podem ser concedidos pelas suas atuações na sociedade.
Nesta parceria não há desvantagens para nenhuma das partes, uma vez que ambas caminham juntas para um único objetivo de interesse comum: a valorização humana e o crescimento social, econômico e político. Em suma, a máquina social se move através de um ciclo de geração de oportunidades e geração de riqueza.Diversidade da Força de Trabalho
As organizações de hoje estão ficando cada vez mais diversas, alguns aspectos podem tornar esse crescimento da diversidade:
● Mudanças na força de trabalho, aproveitando o talento do funcionário.
● Legislação e ações legais que forçam contratações sem discriminação.
● Aprendizado e tratamento com outros costumes e normas sociais.
● Crescente conscientização de que asdiferenças podem melhorar a qualidade da força do trabalho, e melhorar o lado pessoal.
As organizações contemporânea precisam aceitar e tolerar as diferenças, ser totalmente contra algum tipo de preconceito. Tais práticas demandam o envolvimento e a participação de todas as instâncias da empresa, iniciando com uma ação corporativa para definição dos valores e metas a serem adotadas para garantira efetivação e a consolidação do processo de transformação cultural e social. As empresas, além de garantir a representação demográfica e justiça social, respeitar e valorizar as diferenças, crescem em função da incorporação dessas diferenças em seu processo produtivo, permitindo a todos os colaboradores maior participação nos processos decisórios da organização. Ao incorporar a diversidade de...
tracking img