Residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduos líquidos: Bolsa contendo sangue ou hemocomponentes, com mais de 50ml (Grupo A)

Segregação Grupo A (com risco biológico): Resíduos que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambientedevido à presença de agentes biológicos.
Grupo A – Potencialmente Infectante - O símbolo que representa o Grupo A é o símbolo de substância infectante (NBR 750/0) com rótulo de fundo branco e desenhoe contornos pretos.
 Os resíduos A2, como os que contem hemoderivados, devem ser acondicionados em saco branco leitoso, impermeável, resistente a ruptura e vazamento, conforme a NBR 9191/0 esubstitutivas, respeitando os limites de peso de cada saco. Este deve ser preenchido somente até 2/3 de sua capacidade, sendo proibido seu esvaziamento ou reaproveitamento. 
Os resíduos A2: as bolsascontendo sangue ou hemoderivados, vencidas, contaminadas ou com produto residual acima de 50 ml e os kits de aférese devem ser encaminhados diretamente ao Aterro Sanitário. No caso da não disponibilidadedeste tipo de destinação, os resíduos devem ser submetidos a processo de descontaminação por autoclavagem ou serem submetidas a tratamento com tecnologia que reduza ou elimine a sua carga microbiana emequipamento compatível Nível I de Inativação Microbiana e que desestruture as suas características físicas, de modo a se tornarem irreconhecíveis. Neste caso, os resíduos após o tratamento devem seracondicionados e identificados como resíduo do tipo D.

Resíduos sólidos: resíduos comuns ( grupo D)
O resíduo de serviços de saúde do grupo D tem características similares às dos resíduosdomiciliares, não sendo exigido sistemas de tratamento específico. Assim, como não apresenta contaminação é recomendável a valorização destes resíduos, promovendo a redução da poluição, e dos custos dedisposição, além de possibilitar rendimentos extras com a comercialização de materiais. A segregação contribui para a separação dos diferentes resíduos comuns e traz benefícios, tanto no reuso de embalagens...
tracking img