Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I) MANIFESTO COMUNISTA – ÉTICA PROTESTANTE
O manifesto comunista, foi escrito por Karl Marx e Frederich Engels, em meio a uma época onde o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do poder,e a desigualdade social entre os burgueses e o proletariado era grande e evidente. E no livro "A Ética Protestante e o espírito do Capitalismo", Weber aponta a influência das idéias religiosas sobre aconduta dos homens e contesta a tese marxista de que a consciência do indivíduo é determinada por sua classe social.
- Começando pelo Manifesto Comunista, seu primeiro capítulo (“Burgueses eProletários” 1) aborda em geral a relação entre a burguesia e o proletariado. Mostra a evolução dessas duas classes sociais até a época de publicação da obra (apesar de que muitos conceitos apresentados,ainda são válidos para a atualidade). Sobre a burguesia, explica inicialmente no que seus atos afetam (ou afetaram) o mundo, o que seus ideais capitalistas provocam.O texto critica a produção capitalistae as conseqüências de organização social que esse tipo de produção causou. Apesar dos contras, o capitalismo é ressaltado como um pensamento revolucionário, pois acabou com a prevalência do podermonárquico e do poder religioso.A camada da população composta por desempregados, mendigos, bandidos, é claramente menosprezada, e que a “revolução” é apenas aos trabalhadores.
Sobre o comunismo, logo deinício já o compara a um fantasma. Esta comparação é feita pois este seria uma “assombração” para os burgueses e poderosos da época.O segundo capítulo, de nome “Proletário e Comunista”, onde sãoabordadas as relações entre o partido e os proletários.O partido é relacionado no texto à outros partidos e movimentos, mostrando alguns objetivos comuns a eles, como o desejo pela queda da superioridadedo poder da burguesia, e conseqüentemente a passagem do poder político ao proletariado.Sobre as propriedades, ressaltasse que o comunismo não é contra a propriedade geral, mas sim da propriedade...
tracking img