Produtividade e takt time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produtividade e Takt-time











Pouso Alegre
2012


Introdução

Neste trabalho iremos tratar de produtividade, takt-time e tempo de ciclo. Que são formas de se controlar a produção e entender, de forma simplificada, se esta está dando certo ou não.
Assim, pode-se saber, com certeza, em qual ponto a produção pode estar falhando, comparando suas entradas e saídas.Produtividade

A Produtividade é um indicador de eficiência calculado pela comparação entre a quantidade ou valor de output e a quantidade ou valor do input necessário para a produção desse mesmo output.
Apesar de poder ser utilizado para medir a eficiência na utilização de qualquer input, o conceito de produtividade é mais frequentemente utilizado para medir a eficiência na utilização dofator trabalho. Neste caso, a produtividade é calculada pela divisão da quantidade produzida pelo número de horas (ou pelo número de trabalhadores) necessário para conseguir essa produção.
Através da produtividade, é possível avaliar a capacidade de um sistema para elaborar os produtos e o grau em que são aproveitados os recursos. A melhor produtividade constitui maior rentabilidade paraa empresa. Pode ser utilizada para indicar o nível de sucesso de uma operação.
Na economia, a produtividade é a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregues. Por isso, quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.
A produtividade global é uma noção utilizada pelas grandes empresas para melhorar a produtividade através do estudo dos seusfatores determinantes e dos elementos/membros que intervêm nas mesmas. Neste sentido, as novas tecnologias, a organização do trabalho e do pessoal, o estudo dos ciclos e a distribuição fazem parte da análise.
A produtividade laboral consiste no aumento ou na diminuição do rendimento, o que se reflete nas variações do trabalho, no capital, na técnica ou em outro qualquer fator.
Por fim, aprodutividade dos fatores diz respeito ao rendimento do processo econômico medido em unidades físicas ou monetárias, por relação entre fatores aplicados e produtos obtidos.



Taxa de produtividade

A medida que é mais comumente usada para indicar o nível de sucesso de uma operação é a taxa de produtividade:
Produtividade = Output (saída) da operação
Input (entrada) na operaçãoGeralmente, medidas parciais de input e output são usadas de modo que comparações possam ser feitas. Assim, por exemplo, na indústria automobilística, a produtividade é algumas vezes medida em termos do número de carros produzidos ao ano por funcionário. Isso é chamado de medida de fator parcial de produtividade.

Produtividade parcial = Output da operação
Um input na operação

Issopermite que diferentes operações possam ser comparadas excluindo os efeitos dos custos de input. A produtividade do fator total é a medida que inclui todos os fatores de input.

Produtividade multifatorial = Output da operação
Todos os inputs na operação

Por exemplo:

Uma clinica de exames possui cinco funcionários e atende 220 pacientes por semana. Cada funcionáriotrabalha 35 horas por semana. O total da folha de pagamento mensal da clinica é de R$ 3.900,00 e o custo fixo total é de R$ 2.000,00 por semana. Qual é a produtividade de fator parcial, para a mão-de-obra, e a produtividade multifatorial?
Produtividade de mão-de-obra = Pacientes por semana
Funcionários

Produtividade de mão-de-obra = 200 = 40 pacientes/funcionários
5Produtividade de mão-de-obra = Pacientes por semana
Funcionários x Horas por semana

Produtividade de mão-de-obra = 200 = 1,143 pacientes/hora de trabalho
5 x 35

Produtividade multifatorial = Pacientes por semana
Folha de pagamento + custo fixo

Produtividade multifatorial = 200 = 0,0339...
tracking img