Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alberto Caeiro
É uma poesia aparentemente simples, mas que na verdade esconde uma imensa complexidade filosófica, a qual aborda a questão da perceção do mundo e da tendência do homem em transformaraquilo que vê em símbolos, sendo incapaz de compreender o seu verdadeiro significado.
Na obra de Caeiro, há um objetivismo absoluto. Não lhe interessa o que se encontra por de trás das coisas. Recusa opensamento, sobretudo o pensamento metafísico. Caeiro é o poeta do olhar, procura ver as coisas como elas são, sem lhes atribuir significados ou sentimentos humanos. 
A poesia de Caeiro é construídaatravés das sensações, apreciando-as como boas por serem naturais (para ele o pensamento torna a realidade abstrata/confusa, tornando-a “irreal”).
Optando pela vida no campo, acredita na Natureza,defendendo a necessidade de estar de acordo com ela, de fazer parte dela.
O “Mestre” mostra-se um poeta pagão, que sabe ver o mundo dos sentidos, ou melhor, sabe ver o mundo sensível onde se revela odivino, em que não precisa de pensar.
http://www.notapositiva.com/pt/apntestbs/portugues/12_fernando_pessoa_d.htm
Alberto Caeiro é o “Mestre” dos outros sujeitos poéticos, apresenta-se como um simples“guardador de rebanhos”, nega a metafísica e valoriza a aquisição do conhecimento através das sensações, não intelectualizadas.
Caeiro é o único que consegue a paz, a estabilidade e a felicidaderesultado da recusa do pensamento e do privilegiar das sensações: “Eu não tenho filosofias, tenho sentidos.”
Para Alberto Caeiro “pensar” é estar doente dos olhos. Ver é conhecer e compreender o mundo, porisso, pensa vendo e ouvindo, recusando o pensamento metafísico, afirmando que: “Pensar é não compreender.”
Anulando o pensamento metafísico e ao voltar-se apenas para a visão total perante o mundoelimina a dor de pensar que afeta.
Em suma, Alberto Caeiro é então aquele que se diferencia pelo facto de ter descoberto o segredo da felicidade, ao recusar o pensamento e ao optar pelo concreto....
tracking img