Saúdexdoença

912 palavras 4 páginas
SAÚDE X DOENÇA
ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA

PROFª LAURA FERNANDES

Conceito de Doença segundo a OMS


“O estado de completo bemestar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.



Doença (do latim dolentia, padecimento) é o estado resultante da consciência da perda da homeostasia de um organismo vivo, total ou parcial, causada por agentes externos ou não, estado este que pode cursar devido à infecções, inflamações, isquemias, modificações genéticas, seqüelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas.



Daí a definição de doença como sendo o conjunto de fenômenos desenvolvidos em organismos, associados a uma característica, ou série de características comuns, que diferenciam esses organismos dos normais da mesma espécie, e de maneira a situá-los em posição biologicamente desvantajosa em relação àqueles.

CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA


Relaciona o aparecimento da doença a um poder externo, com existência independente, capaz de penetrar no organismo sadio e provocar reações e lesões fisiopatológicas. Baseia-se na existência de um único fator responsável pelo aparecimento da doença: a unicausalidade – ou seja, provocada por uma causa única.

CONCEPÇÃO DINÂMICA


Procura explicar o aparecimento da doença a partir do desequilíbrio entre o organismo e o ambiente, o qual traria alterações patológicas no homem. Contrariamente à concepção ontológica, admite que este desequilíbrio pode ser causado pela multicausalidade - ou seja, vários fatores ou causas associadas.

Os três elementos:




A idéia de multicausalidade propõe a existência de um processo interativo e de equilíbrio entre três elementos: o agente, o homem e o ambiente – nos quais o surgimento de um desequilíbrio levaria à doença A partir desse entendimento, desenvolveu-se a noção de risco, isto é, o risco que as pessoas estariam correndo de ter esta ou aquela doença em função de sua exposição a este ou aquele fator presentes nelas mesmas, no

Relacionados