Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nefelometria e turbidimetria

As partículas isoladas, provocam a dispersão de uma radiação sempre que sua dimensão maior seja inferior a 1-1,5 vezes o comprimento de uma radiação, as partículas maiores refletem a radiação.
A dispersão provocadas por partículas suspensas são conhecidas como efeito de tyndall. A nefelometria e a turbidímetria são métodos fotométricos que se baseiam naspropriedades óticas das suspensões. A nefelometria mede a intensidade da radiação dispersa, ao passo que a turbidimetria me de a intensidade da radiação transmitida.
Quando um feixe de radiação penetra através de uma suspensão ,acontecem alguns efeitos. Uma parte da radiação é transmitida e a outra parte sofre absorção, dispersão ou reflexão pelas partículas. Então conforme a circunstâncias, as suspensõessão incolores, claras, coradas, opalescentes ou turvas. As suspenções que absorvem radiação visíveis de certo comprimento de onda são coradas, as incolores não absorvem radiação.
Em geral a absorção obedecem bastante a lei de Beer.
Na turbidimetria mede-se a intensidade da radiação transmitida sob um ângulo de 0 com a relação a direção do feixe da radiação. Na nefelometria a intensidade daradiação dispersa é medida sob um ângulo de 90 ou de 75 a 135.
A medida turbimétrica pode abranger um faixa de concentração, mais apresenta uma fraca sensibilidade para muito baixas concentrações, é difícil detectar uma pequena atenuação da radiação incidente causada por baixa concentração.
Suspensões densas ou com elevada turbidez não permitem medidas nefelometricas satisfatórias em virtude dainterferência entre as partículas. Então percebe-se que a turbidimetria e a nefelometria tem campos próprios. Os dois são relativos e os dados de ambos são interpretados mediante ao uso da curva de calibração.
As determinações turbimétricas pode ser feitas com o auxilio de um fotômetro de filtro ou espectrofotômetro ou ainda outro aparelho chamado turbidimetrico de Parr que mede a espessura de umasolução turva capaz de obscurecer a imagem do filamento de uma lâmpada.
A dificuldade na turbidimetria e na nefelometria é a obtenção de suspensões reprodutíveis. Pequenas variações que diz a maneira de adicionar o precipitante ao PH do meio, ao excesso de precipitante, a temperatura e ao tempo até a observação podem causar efeito a extensão a absorção ou dispersão pois os dois fatores tem superimportância na determinação do tamanho das partículas. As substâncias pouco solúveis diferem largamente quanto a adequação para fins turbimétricos e nefelométricos. É desejável que o precipitado seja pouco solúvel e que se forme rapidamente, no caso da turbidimetria é necessário que o precipitado seja corado ou opaco.
Um fator importante é o tempo, as medidas devem ser feitas a um tempo bemdeterminado após a adição do precipitante.
Determinação turbidimetrica do sulfato
Essa determinação baseia-se na formação de uma suspensão de sulfato de bário e medida da luz transmitida, a principal aplicação e a determinação do sulfato em água.
As condições do processo analítico devem ser observadas, tanto as concentrações dos reagentes como a formação do sulfato de bário para que possam resultar emcristais de tamanho uniforme. O cloreto de bário é um reagente usado é adicionado sólido com cristais de tamanho definido a velocidade da dissolução do cloreto de bário condiciona a velocidade da formação do sulfato de bário.
Enquanto acontece a formação do sulfato de bário a solução é agitada com o auxilio de um agitador magnético por 2 segundos com um intervalo a 3 minutos. É muito útilincorporar um resistor fixo em série com o motor do agitador magnético que regula a intensidade da agitação.
Os ímas usados devem ter tamanhos idênticos, entre a adição do cloreto de bário e a medida da luz transmitida deve ocorrer intervalo certo. A luz transmitida pela suspensão de sulfato de bário é medida com um fotômetro de filtro, usando um filtro violeta ( máximo de transmissão 420 mu ) ou um...
tracking img