Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA









RESENHA: CONSCIENCIA / ALIENAÇÃO: A IDEOLOGIA NO NIVEL INDIVIDUAL









GUARULHOS
2012








RESENHA: "A PSICOLOGIA SOCIAL E UMA NOVA CONCEPÇÃO DE HOMEM PARA A PSICOLOGIA"







Resenha apresentada como requisito de obtenção de nota parcial da disciplina Psicologia social, pelo curso de Psicologia, da Universidade deGuarulhos, ministrado pela professora Ms.Hebe de Camargo Bernardo.






GUARULHOS
2012
CONSCIÊNCIA / ALIENAÇÃO: A IDEOLOGIA NO NIVEL INDIVIDUAL.

LANE, Silva T. Maurer (org). Psicologia Social: o homem em movimento. 12 Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

O individuo sujeito da história é constituído de suas relações sociais, ao mesmo tempo ativo e passivo, dependendo do grau deautonomia e de iniciativa que ele alcança, usando tanto a atividade de prática como a inteligência. E dentro desse contexto devemos analisar como a ideologia tanto a nível individual quanto na sociedade, insere o homem como ser ativo e inteligente historicamente em um grupo social.
A linguagem traz representações, significados e valores existentes em um grupo social sendo veiculo da ideologia do gruposocial e condição necessária para o desenvolvimento de seu pensamento. Assim o homem elabora representações, do Homem, da Sociedade e da Realidade sobre aspectos de sua vida, onde explicitamente ou implicitamente são atribuídos valores de certo ou errado, de bom-mau, de verdadeiro-falso. Esses valores articulados pelas instituições Jurídicas, Políticas, religiosas, artísticas e filosóficas formam oplano ideológico. E a analise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial por determinar e ser determinado pela rede de relações sociais que constituem o individuo.
No plano sociológico a dominação entre as classes sociais que descrevem os papéis sociais e que determinam as relações sociais de cada individuo cria a concepção sociológica de alienação que se caracteriza, pelaconcepção de “naturalidade” aos fatos sociais tornando todo conhecimento avaliado em termos de verdadeiro ou falso e de universal, negando a “consciência” tanto a consciência de si como a consciência de classe. E esta questão da alienação que envolve pensamento e ação, mediados pela linguagem é analisado á partir do fato de que o homem age produzindo e transformando o seu ambiente e para tanto ele pensa,planeja sua ação e depois de executada, ela é pensada, avaliada, determinando ações subseqüentes, e este pensar se da através dos significados transmitidos pela linguagem aprendida. Por outro lado qualquer ação implica em uma não-açao que é pensada em termos de “e se... mas... portanto” e essa contradição entre ação e não-açao é pensada e o pensar gera o confronto de fazer ou não fazer, o queleva a refletir ó que fará um progresso no avanço da conscientização. Por isso quando não ocorre o pensar na ação se caracterizara uma resposta pronta, mantendo o individuo alienado.
Assim temos que analisar esta decorrência metodológica, pesquisando as representações (linguagem-pensamento) junto com as ações do individuo, nas relações sociais para conhecer o nível de consciência/alienação.Implicações metodológicas

Como captar o ideológico e o nível de consciência de um individuo, é o problema fundamental para a pesquisa em Psicologia Social. Usando o empírico e o materialismo dialético, inserido num processo o qual permite detectar como são estabelecidas relações que nos levam a conhecer o individuo como manifestação de uma totalidade, desta forma a ênfase metodológica está naanálise que permitira a partir do empírico, do aparente do estatístico, e recuperando o processo histórico especifico chegar-se ao essencial, ao concreto. Assim, para se detectar o ideológico e ou o nível de consciência, partimos do discurso individual produzido na interação com o pesquisador e que deverá ser analisado tanto o que foi dito como o que não foi dito. Analisando no confronto com ação do...
tracking img