Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




O filme inicia na estação de trem situada no subúrbio do Rio de Janeiro, no qual trafegam pessoas de todos os tipos e lugares do Brasil, geralmente vindas em busca de uma vida melhor, deixando familiares em sua cidade natal. Indica um lugar central do país, em que as pessoas podem chegar ou partir para todosos lugares do país.
Mostra uma realidade marcada pelasdesigualdades sociais (competição pelo mercado de trabalho, luta pela sobrevivência, violência, analfabetismo, execução de menores, impunidade, corrupção, tráfico, assalto, suborno e desemprego).
Dora personagem vivida por Fernanda Montenegro, uma professora aposentada, sem valores, sem ética, que pensava apenas em sua sobrevivência aproveitando-se da ingenuidade das pessoas que acreditavam que ela escreviae enviava a carta. Cartas estas, em que as pessoas expressavam suas emoções e sentimentos, palavras doces, amargas, sinceras, simples e verdadeiras, uma espécie de confessionário público um depósito de intimidades e desejos.
A região nordeste e representada por um menino, Josué, que perde sua mãe em um acidente após terem deixado uma carta com Dora, esta deveria ser enviada ao pai do meninocomunicando-o do desejo do filho em conhecer-lhe.








.



O FILME
“Central do Brasil”, “é a história de um menino em busca do pai que nunca conheceu”. A procura pelo pai se confunde pouco a pouco com a procura por um outro Brasil (...), um país onde a fraternidade e a compaixão ainda são possíveis. “Um país onde a indiferença e o cinismo não cabem mais”. A busca das raízes domenino que, como nós, somos órfãos da grande cidade, que amamos, mas não nos acolhe, e que perdoamos o desamparo como o filho de mãe solteira que luta pela sobrevivência, mas que ama e perdoa pelo abandono.
É também, “a história de uma mulher que se tornou insensível ao mundo que a cerca”.
Talvez também não por acaso, uma professora.
Professora aposentada , que garante sua sobrevivência na“Central do Brasil” escrevendo cartas que não envia, ela analisa as cartas redigidas cuidadosamente e, como um deus, julga os dramas nelas esboçados, separando algumas que pretende enviar algum dia.
Ana a mãe de Josué morre em um acidente de carro e Josué procura Dora para escreve uma carta para seu pai, Dora o ignora e maltrata o menino porque ele não tem dinheiro. Josué fica morando na rua, Doraleva o menino para casa com a intenção de vende-lo para traficantes de crianças, respaldada na sua descrença: “Qual o futuro que ele teria aqui? Em troca do menino Dora recebe uma boa grana a qual compra uma bela TV, a questão da perda de valores na modernidade insinua-se nesta imagem. Irene ignora as atitudes de Dora, que se arrepende e rapta Josué dos traficantes, Dora torna-se alguém em que épossível depositar alguma esperança. A grandiosidade da figura de Dora está em que ela ousa mudar no momento em que é mais difícil reparar o que foi feito. Assim como Josué, Dora inicia então um movimento de retorno.
Dora torna-se, assim, alguém em quem é possível confiar. Confiança esta, não depositada em vão: nesta busca pelo pai desconhecido e pela pátria, é esta figura de mulher que seprojeta como guia: uma mulher forte, experiente, mas que na sua condição de “desiludida. A perdição de Josué é a sua própria, e se ela se revolta, não é uma revolta contra o menino, mas sim uma revolta contra a condição de solidão absoluta de ambos.
Por vezes Dora desiste de Josué, mas sempre um movimento complementa ao outro,
E o encontro com o caminhoneiro, que nos parece tão promissor, acabapor ser frustrante para a mulher e para o menino, ávidos a questão de um pai, de uma pátria, ou apenas de um homem que pudesse guiá-los nesta procura. Acabamos, no entanto, também por compreender e perdoar o caminhoneiro que foge à aproximação.
Dora e Josué estão sozinhos nesta trilha, um terá que guiar o outro, como duas criaturas cegas à procura de uma visão. Como se apenas mulheres e...
tracking img