Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MALUF, Renato S Jamil. Segurança Alimentar e Nutricional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2007
Resenhado por ....

O livro "Segurança Alimentar e Nutricional" escrito por Renato Sérgio Jamil Maluf é baseado na questão da inacessibilidade da população a uma alimentação saudável, juntamente com as restrições alimentares e o consumo inadequado.
O texto aborda conceitos, definições e trajetórias, tantonacionais quanto internacionais. O autor apresenta suas considerações sobre o assunto, e após, divide a obra em três partes: Parte I – Definições e significados; Parte II – Trajetória internacional da noção; e Parte III – Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil.
Na primeira parte, no decorrer do livro o autor aborda problemas ocasionados pela escassez e inacessibilidade de alimentos, um fatoque vem aumentando gradativamente. Nesse sentido de entender e questionar o contexto da disponibilidade de alimentos é abordada a ideologias da SAN, onde a mesma tem como metas ações de politicas públicas subordinada a dois princípios: o direito humano a uma alimentação saudável, e a soberania alimentar. Ela defende que todo cidadão deve estar seguro quanto à suficiência e a qualidade daalimentação, de forma que ela possa contribuir para a construção de seres humanos saudáveis e conscientes.
A SAN esta inserida em três linhas de ação em um parâmetro para estratégias de desenvolvimento de um país, que são: ampliar o acesso da população aos alimentos, inserir formas mais sustentáveis de produzir e comercializar, e por fim obter qualificações que devem ser dirigidas para grupospopulacionais vulneráveis ou com requisitos alimentares específicos.
Nesse sentido sabemos que o Brasil tem capacidade para suprir a carência alimentar de toda sua população, porém por fatores maçantes e conhecidos o problema não é solucionado, de forma que nosso país esta entre os primeiros nos rankings das desigualdades sociais.
Na abordagem dos conflitos alimentares, Valente (2002) afirma que osalimentos são vitais para a vida do ser humano, ressaltando que não é necessário apenas comer regularmente, mas, sim, comer bem, de forma que, para esse comer bem, não seja comprometida a maior parte da renda familiar. Seguindo essa ideologia, a soberania alimentar passou a elaborar estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, com base na erradicação da fome e da desnutrição,no intuito que a segurança alimentar fosse garantida em longo prazo.
No que segue a segunda parte do livro o autor passa a abordar a linha de evolução dos países capitalistas, relacionados com as ideologias e concepções da segurança alimentar desde sua aparição até o breve momento, incluindo também a concepção de segurança alimentar global, e a apropriação latino-americana.
Se antes a atençãodos países voltava-se apenas para a disponibilidade de alimentos, ou para questões que solucionassem a mesma, como polemicas da expansão agrícola, esse enfoque agora passava a se estender na capacidade desses mesmos países capitalistas, conseguirem garantir o acesso aos alimentos por meio de um comercio internacional.
A evolução dos sistemas alimentares e das economias avançadas se deu na direçãode um sistema alimentar mundial, as difusões do que se produzir foram sendo definidas a partir das tendências de consumos alimentares urbanos, juntamente com as determinações dos agentes comerciais e industriais.
Incorporado nesse contexto de novas tendências e direções alimentares a serem traçadas, os países capitalistas foram os principais responsáveis pelo surgimento dos problemasrelacionados com a segurança alimentar, no que diz a respeito de garantir a saúde da população, quanto a inserção de industrializados. Com o decorrer das tendências e das novas adaptações o consumo desses alimentos tomou proporções demasiadas, de forma que, o que antes era visto como solução, agora toma aspecto de um novo problema. Como consequência do crescimento desenfreado desse processo de...
tracking img