Saae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO MAXIMILIANO CERETTA
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO



VANDERLEI ALVES DE OLIVEIRA



ESCAVAÇÕES A CÉU ABERTO











MARECHAL CANDIDO RONDON
2012





Sumário


1 INTRODUÇÃO 1
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1
3 OBJETIVOS 2
3.1 OBJETIVOS GERAIS 2
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
4. DESENVOLVIMENTO3
5. PRINCIPAIS PERIGOS NAS ESCAVAÇÕES 3
5.1 PRINCIPAIS CAUSAS DE DESMORONAMENTO 4
6 PRINCIPAIS MEIOS DE PROTECÇÃO NAS ESCAVAÇÕES 4
7 SINALIZAÇOA EM ESCAVAÇÕES 6
8 DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO 7
9. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
9.1 RESULTADOS OBTIDOS 11
10 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12


1 INTRODUÇÃO


Nos trabalhos realizados em escavações ocorrem, com frequência, acidentes graves e fataisdevido principalmente a deslizamentos de terra com consequentes soterramentos. Por isto, é necessário adotar medidas que garantam a segurança dos trabalhadores, levando em conta, principalmente, o conjunto de esforços sobre as contenções.


Este trabalho tem como objetivo discutir e propor soluções seguras para o dimensionamento e a execução de contenções em valas destinadas à instalaçãode redes subterrâneas de utilidades (abastecimento de água, esgoto).

Tendo como norma que regula á NR 18 - condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, principalmente o item 18.6 Escavações, fundação e desmonte de rochas, desta norma regulamentadora, que se trata de escavações a céu aberto e a NR 21- trabalhos a céu aberto, o trabalho será realizado na SAAE, Serviçoautônomo de água e esgoto da cidade de Marechal Cândido Rondon, Paraná.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


SAAE, Serviço autônomo de água e esgoto da cidade de Marechal Cândido Rondon, Paraná. O serviço autônomo de água e esgoto – SAAE _ marechal cândido Rondon – Paraná, autarquia, foi criada através da lei º 223/66 de agosto de 1966, assinada pelo prefeito em exercício, senhor dealmo SelmiroPoersch, na administração do senhor Werner Wanderer

O solo é uma mistura de rocha, água, ar e de uma grande variedade de outras substâncias. Para a Engenharia Civil, o solo é entendido como um conjunto de partículas não cimentadas ou francamente cimentadas, resultantes da desagregação de material rochoso este tipo de ligações, designa-se por coesão, a qual é condicionada essencialmente pelaquantidade de água no solo. Existem quatro tipos de solo: 1º tipo A é um solo de consistência média exemplo (barro), 2º tipo B: é um solo de pouca consistência exemplo (lama ou o lodo), 3º tipo C é um solo de pouca consistência exemplo (solo a areia e a gravilha), e o 4º é a rocha estavel é um material mineral sólido natural que pode ser escavado verticalmente, permanecendo intacto. SILVA, 1997.Entende-se por escavação: ato ou efeito de abrir buracos ou cavidades, trabalho de desaterro em terreno, e na arqueóloga é um conjunto de operações e trabalho efetuados para retirada de vestígios arqueológicos em terreno que sofre cortes.

De acordo com a sua estabilidade os trabalhos de escavações podem agrupar-se em dois grandes grupos: escavações feitas com uma geometria, queassociada às características geológicas e geotécnicas do terreno, não necessitam de trabalhos de contenção e escavações feitas recorrendo à aplicação de todas as técnicas de suporte de terras desenvolvidas pelo Homem. NBR 7250/1982.

As escavações na construção civil e em trabalho a céu aberto podem apresentar dois tipos: TRINCHEIRA OU VALA, escavação longa com largura e profundidadevariável e GALERIA / TUNEL, escavação subterrânea horizontal ou inclinada, que estabelece a ligação entre os poços de uma mina, pode ser realizada por meio de explosivos ou por meio de equipamentos mecânicos, AHD Atualidades nas escavações, Ricardo, 2006.


3 OBJETIVOS


3.1 OBJETIVOS GERAIS


➢ Identificar os riscos de acidentes mais comuns em escavações;
➢ EPCs utilizados nas...
tracking img