Qualidade de atendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISES- INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE SUMARÉ









Qualidade na Prestação de Serviço da Assistência Médico Hospitalar












São Paulo
2012

Alexandre Brezan da Silva – RA 0921116
Leandro Araujo de Barros – RA 0921091
Natalia Miranda da Silva – RA 0922809



Qualidade na Prestação de Serviços da Assistência Médico HospitalarPré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de
Conclusão de curso como requisito básico para apresentação
do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração.



ORIENTADOR: Prof. Leandro Calve






São Paulo
2012
SUMÁRIO

Introdução . 4
Justificativa. 5
Hipótese 6
Objetivo Geral. 6
Objetivo Específico. 6
Revisão da Literatura. 7
Metodologia de Pesquisa. 8Cronograma (como colocaremos) 10
Referências 10

























Introdução .



A assistência Médico Hospitalar do estado de São Paulo, consome recursos altíssimos , tanto o governo quanto a comunidade estão conscientes de que, se ela é tão cara, seu produto deve ser de mais alta qualidade. Mas o que é assistência médico hospitalar de qualidade?A definição de qualidade é complexa, pois deve fazer referências a todas as suas dimensões e dependerá do ponto de vista de quem a define, podemos dizer que a qualidade na assistência medica hospitalar inicia-se desde o primeiro atendimento ao paciente até sua alta hospitalar, desde quando seus objetivos e expectativas sejam atendidos.
Esta questão tem sido objeto de ampla discussãopela indústrias de suprimentos hospitalares, empresas de consultorias e marketing, administradores hospitalares e profissionais de saúde.Todavia, o conceito de qualidade, alem de subjetivo, difere conforme a formação profissional, e ética e os interesses envolvidos.
A indústria usualmente confunde a qualidade da assistência medico hospitalar com qualidade dos produtos que fabrica, os quais,ao contrário dos produtos da assistência medico hospitalar, podem ser avaliados objetivamente pela comparação com padrões invariáveis, previamente definidos. Quase sempre o simples ajuste de métodos da avaliação da qualidade industrial para apreciação da saúde nem sempre é apropriado.
As empresas de consultoria e de marketing consideram a mensuração da satisfação do cliente como critérioabsoluto para avaliar a qualidade. Mas a avaliação da assistência medico hospitalar pela mensuração da satisfação do paciente é inadequada, porque sofre a influência das fobias e dos preconceitos que constituem a noção popular de qualidade de vida e de saúde e, inadvertidamente estimula o charlatanismo.
O Administrador hospitalar usualmente avalia a qualidade de assistência por parâmetrosarquitetônicos, pela sofisticação dos equipamentos e pela rentabilidade do investimento. Contudo a excelência da planta física e dos equipamentos não significa, necessariamente que os pacientes recebam assistência de boa qualidade. Quanto ao resultado econômico financeiro, não há dúvida de que a qualidade concorre da produtividade e da margem de lucro a longo prazo.
Iremos aplicar algunsindicadores de qualidade na prestação de serviço medico hospitalar na área de Banco de Sangue, medindo sua qualidade na prestação de serviços.



Justificativa.


A busca da qualidade de assistência medico hospitalar, deixou de ser uma atitude isolada e tornou-se hoje um imperativo técnico e social. A sociedade está cada vez mais exigindo a qualidade dos serviços à ela prestados,principalmente por órgão público.Esta exigência torna fundamental a criação de normas e mecanismos de avaliação e controle de qualidade assistencial. Os Hospitais Brasileiros, por razões históricas, não vem respondendo adequadamente às necessidades de saúde da população, principalmente por falta e/ou ineficiência da rede básica saúde, que acarreta uma sobrecarga de assistência ambulatorial. A...
tracking img