Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alfenas
Curso de Fisioterapia
Disciplina: Biologia Celular

CÉLULAS:
Células Procariontes, Células Eucariontes e Composição Química das Células.

Alfenas – MG
04 deMaio de 2012
Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar as características próprias das células Procariontes e Eucariontes, além de apresentar a Composição Química das células.
Quase todasas células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas características estão presentes tanto na célula animalquanto na vegetal, embora haja algumas divergências entre elas.
No decorrer do trabalho serão apresentadas quais as composições das células procariontes e quais das células eucariontes.

CélulasProcariontes
Organização geral (1 e 10 μm):
Parede Celular – externa, rígida e serve como proteção mecânica, Membrana Plasmática – interna, lipoproteica, serve como barreira para os elementos presentesno meio circundante.
As células procariontes, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes dos eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando onúcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Tambémpossuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células sãodesprovidas de mitocôndrias, plastídios, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
Células Eucariontes
Ascélulas eucariontes são mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de...
tracking img