Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS VILLA-LOBOS

CLEIDE ALVES DOS SANTOS – RGM 12111101799
JOYCE CAROLINE DE SOUZA RIZZO - RGM 12111502062
LUCINEIDE CAMPOS DE SANTANA – RGM 12111101259
MICHELE CORREA DE ALMEIDA – RGM 12111102447
SHEILA BATISTA SILVA – RGM 1211150168




COMPOSTO DE MARKETING NATURA EKOS



Profª Denise Pena


São Paulo2011
INDICE



1. INTRODUÇÃO 3
2. METODOLOGIA 4
3. HISTÓRICO DA EMPRESA 5
3.1 MISSÃO 7
3.2 VISÃO 7
3.3 VALORES 8
4. IMAGEM E MARCA DA EMPRESA 9
4.1 NOME E LOGOMARCA 9
4.2 PÚBLICO-ALVO 10
5. COMPOSTO DE MARKETING 11
5.1 PRODUTO 11
5.2 PREÇO 12
5.3 PROMOÇÃO 14
5.4 PRAÇA 14
6. BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS DA LINHA “VERDE”16
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
8. BIBLIOGRAFIA 18


1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo relatar um estudo, em relação a produtos com apelos ecológicos, fabricados pela empresa Natura. A pesquisa focou na linha Natura Ekos, principalmente sobre o produto óleo trifásico desodorante de açaí.
Este estudo nos apresenta uma visai a cerca do marketing verdepromovido pela empresa. Não há como negar que a consciência ambiental vem modificando profundamente as práticas ambientais. A questão ambiental está ganhando cada vez mais destaque no mercado empresarial nas últimas décadas.
Este ano, a divulgação do Relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) mostra evidências científicas claras sobre as conseqüências do aquecimentoglobal, e tornou incontestável o impacto das empresas no meio ambiente e a necessidade cada vez maior de iniciativas que possam promover o desenvolvimento com equilíbrio econômico, social e ambiental.
Aliada às novas demandas sociais, a conscientização ambiental alterou definitivamente o mundo dos negócios, em que o impacto da produção e consumo sobre o meio ambiente está em foco,esquentando a discussão entre a questão ética e econômica, colocando em dúvida a aplicabilidade de estratégias guiadas pela ótica da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Considerando esse novo cenário, a pesquisa pretende-se discutir o uso do marketing social como ferramenta de negócios e a sua aplicabilidade em empresas de varejo. Para isso, o estudo de caso da linha Natura Ekos,visa identificar o impacto da produção e do consumo no meio ambiente e como o marketing pode interferir positivamente em todo o seu processo.
2. METODOLOGIA


Para a realização deste estudo utilizou-se uma vasta pesquisa em meio eletrônico, buscando informações institucionais sobre a empresa, seus produtos e seu composto de marketing.
E através do atendimento on-line foi feito umquestionário com uma colaboradora da empresa, para sanar dúvidas referentes à linha Ekos. Além de pesquisas com uma consultora Natura.
Como método de pesquisa, houve um estudo em livros e artigos para aprimorar o conhecimento referente ao mix marketing.























3. HISTÓRICO DA EMPRESA


A Natura foi fundada em 1969, com uma pequena loja e umlaboratório situados à Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Jean Pierre Berjeut e o atual presidente, Antônio Luiz da Cunha Seabra, com a idéia de oferecer produtos diferenciados para o clima úmido do país e os vários tipos de peles locais (SILVA, Giselle Aparecida e TOBIAS, Rogério, 2007).




[pic]
Fonte: Natura




Com o objetivo de ampliar a divulgação de seusprodutos, em 1973, a Natura começou a vender através de consultoras, permitindo um contato direto e personalizado com seus clientes. Já em 1977, com 40 produtos, a empresa lança o seu primeiro catálogo (NATURA).
No ano de 1982 montou-se uma distribuidora para comercializar os produtos Natura no Chile, e em 1988, no mercado boliviano, incluindo a empresa no mercado internacional. Em 1992, a...
tracking img