Fichamento psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia.
Bock, Ana M.; Furtado, Odair: Teixeira, Maria.
13 ed. São Paulo.
Saraiva, 1999.
Resumo:
A psicologia ou As Psicologias
Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastamo-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-seporque a ciência se refere ao real e se afastam porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor. Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum, sem esse conhecimento espontâneo de tentativas e erros, seria muito complicada a nossa vida no dia-a-dia. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual passa de geração ageração. O senso comum mistura e recicla outros saberes muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada, leva um certo tempo para que o conhecimento mais especializado seja absorvido pelo senso comum. Rapaz complexado, menina histérica ou ficar neurótico são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência. Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas deconhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade. A arte, a religião, a filosofia, a ciência, e o senso comum são domínios do conhecimento humano.
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa, esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada,para que se permita a verificação de sua validade. Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido. A ciência tem ainda uma característica fundamental, ela aspira à objetividade, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para se tornarem válidas para todos.
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e do psicanalista éo inconsciente. Se pensarmos que toda construção parte de uma matéria-prima, podemos dizer que a matéria-prima da psicologia é a vida dos seres humanos, a partir desse material a psicologia construirá todo o seu saber e tudo que criar, pensar ou disser será sobre a vida dos seres humanos.
Palavras Chaves: Ciência, Senso comum.
Conceitos e Citações: Senso comum como pensamento mítico e Ciênciacomo pensamento Racional e critico: O boldo é uma planta medicinal, que se faz um chá e todos veem como remédio. Pelo senso comum não se entende porque o chá traz resultados, somente acredita que traz, pela ciência se explica.
Crítica Pessoal: O Senso comum é algo que impulsiona a ciência a melhorar, a aprender e a descobrir. O senso comum é a maneira fácil de entender determinado assunto, de modonão teórico e mítico, mas que impede dos seres humanos de evoluírem em ciência e conhecimento.
_____________________________________________________________________________
Resumo:
A Psicologia como Profissão
A psicologia é uma ciência e uma profissão, possui recursos teórico e técnico para compreender e dar visibilidade a dimensão subjetiva. È a dimensão dos sentimentos, emoções, ações, sentidos,significados, desejos e pensamentos que os sujeitos vão construindo ao decorrer da vida e que permite pensar e sentir algo em relação às outras pessoas. A finalidade do trabalho de um psicólogo é interferir, a partir dos conhecimentos da Psicologia, em aspectos da dimensão subjetiva da realidade para potencializar os sujeitos na direção de maior autonomia e autoria de suas histórias de vida. Ospsicólogos não interferem somente onde ocorre sofrimento, eles atuam em situações de planejamento ou de construção de politicas publicas, dando visibilidade à dimensão subjetiva que acompanha esses projetos. Com essa finalidade clara e recursos técnicos e teóricos, os psicólogos trabalham para promover saúde, isto é, para que as pessoas desenvolvam uma compreensão cada vez maior da inserção de...
tracking img