Fichamento De Psicologia

Páginas: 13 (3045 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
NUNES, Vera. O Papel das Emoções na Educação. 1° ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

Ana Carla Alves Santos 1
RESUMO:
O Livro “O papel das Emoções na Educação”, escrito por Vera Nunes, Psicóloga clínica e institucional, ludoterapeuta, consultora e palestrante em que ministra palestras e cursos em escolas e instituições sobre desenvolvimento emocional e relações humanas. Traz como fococentral a Educação Emocional, apresentando uma conversa despretensiosa e franca, partindo do princípio de que aliar educação e afeto pode ser formula para abertura de novos horizontes nas salas de aula, recriando o significado do conceito educar, pois educar precisa ser um exercício de propagação de afeto, pois sem ele tudo parece pouco consistente, automático, sem alma. Com o afeto a cena muda: é apossibilidade de os ânimos se renovarem, de os sentimentos poderem ser expressos, é quando a vontade de aprender se intensifica, o mundo ganha novo significado, o futuro passa a ser considerado de forma mais promissora e os sonhos podem se transformar em possibilidades reais.

CAPÍTULO 1: O QUE REALMENTE É IMPORTANTE
CITAÇÕES:
O que considero mais importante, na verdade, para que um trabalho plenode desenvolvimento humano comece nas salas de aula por aí afora, é que o educador parta do princípio de que não deve fragmentar os aspectos da personalidade humana quando pensar no ato de educar, separando o que é cognição do que é emoção, o que é razão e do que mexe com nossos sentimentos e sensações. (p.27).
“[...] O papel imprescindível das emoções no processo de educar, e o que o posicionamentode um educador consciente e motivado é capaz de fazer para que possamos acreditar que a educação, por mais abalada que esteja sua credibilidade, ainda possa gerar bons frutos.” (p.28).
PARECER: Neste capítulo aborda que é necessário o papel das emoções no processo de educar e para isso o educador precisa se sentir motivado a ensinar apesar das dificuldades encontradas no cenário educacional.CAPÍTULO 2: DOIS EXEMPLOS
CITAÇÕES: “As regras do bem viver precisam incluir sempre o respeito, a capacidade de tolerância, a gentileza, a solidariedade e a responsabilidade. A criança precisa aprender isso desde cedo, e nunca sob coerção. Basta que lancemos mão de alternativas criativas, saudáveis e, portanto, muito mais eficientes.” (p.34).
Olha-lo como gente, antes de olha-lo como aluno, é oprimeiro passo para que um elo e confiança se forme, e isto nada tem a ver com abrir a guarda e permitir que a criança faça tudo que quer, indiscriminadamente, em nome do afeto. Ao contrário, é abrir assim um enorme leque de possibilidades, fazendo com que o ambiente escolar ganhe novos ares, atrativos a mais, despertando, assim, na criança e no jovem, a vontade de aprender em todos os contextos. (p.34).
PARECER: A autora traz neste capítulo exemplos de duas histórias de uma educação tradicional e deficiente, abordando que é necessário a reavaliação dos caminhos ou estratégias utilizadas pelo educador que foi rígido e autoritário, para ela o educador deve olhar o aluno como gente, incluir sempre respeito a tolerância, gentileza e limites que são necessários e indispensáveis, assim lançando-se dealternativas criativas vai despertar a vontade de aprender das crianças e jovens.
CAPÍTULO 3: A NECESSIDADE DO EQUILÍBRIO
CITAÇÕES: “A falta de equilíbrio emocional, no entanto, esvazia até mesmo o sentido de teorias e competência técnica de quem lidera a sala de aula e abre uma enorme cratera no caminho entre professor e aluno, dificultando as relações e aprendizado num sentido geral. “(p.37-38).
PARECER: Neste capítulo aborda que é preciso o equilíbrio entre razão e emoção, pois nada adianta saber a teoria e a técnica sem que os aspectos emocionas sejam considerados relevantes, assim essa falta de equilíbrio emocional abre uma enorme cratera na relação entre professor e aluno, dificultando as relações de aprendizado, logo é tempo de abertura de novos caminhos e um bom começo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento psicologia
  • Fichamento de psicologia
  • Fichamentos Psicologia
  • Fichamento de psicologia
  • FICHAMENTO DE PSICOLOGIA
  • FICHAMENTO psicologia
  • Fichamento: Psicologias
  • Fichamento psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!