Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SABER SERVIR PARA SABER LIDERAR










Por

Maximiliano Barroso Bonfá












Resenha apresentada à disciplina de Teoria Geral da Administração I, Professora Andréia Duarte Aleixo do Curso de Graduação em Administração de Empresas da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR















Cacoal RO
Setembro 2008

O Monge e o ExecutivoUma História sobre a Essência da Liderança
De James C. Hunter; tradução de Maria da Conceição F de Magalhães
Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 139p.



O livro “O Monge e o Executivo” conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decideparticipar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. O livro se passa nesta situação, onde os personagens convivem dia a dia, minuto a minuto entre diálogos que lhes trazem a buscar a essência da liderança e da vida.
Num primeiro momento o autor falasobre as definições, mas que tipo de definições?
Bom essas definições de que se refere o autor em um primeiro momento são aquelas definições básicas as quais um líder deve seguir e ter para ser respeitado. Definições tais como: submissão, humildade, amor e principalmente saber ouvir.
No dia a dia de um líder devemos ter de tomar decisões importantes e devemos também ter a humildade de tomarmosestas decisões sem passar por cima de outras pessoas, sempre lembrando que não podemos deixar de ouvir as outras pessoas mesmo que estas não tenham o nível de cultura que julgamos que precise ter para alcançar o sucesso, pois sempre temos muito a aprender, mesmo com estes pessoas, e lembrar que juntos podemos pensar melhor do que só. Um ponto importante que o autor trata nesta parte das definições éo saber ouvir, pois é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Quando se interrompe a pessoa ao meio de uma frase, enviam-se mensagens negativas: Primeiro: se você interrompe, é porque não estava prestando muita atenção ao que o outro dizia, já que sua cabeça esta ocupada com a resposta. Segundo: se você se recusa a ouvir, não está valorizando a opinião dequem está falando. Terceiro: você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o outro tem a dizer. Os sentimentos devem ser expressos através de suas ações.
Porém se faz necessário falar quando se tem vontade, vontade de falar é aquela sensação que você tem uma contribuição a dar.
Nós assumimos também em vários momentos de nossa vida funções que nos retratam a tomardecisões que afetarão não só a nos mas também a outras pessoas, isso se chama liderar, seja como pai de família, chefe, professor ou até mesmo na igreja, e não quer dizer que nós assumimos esta responsabilidade de liderar de forma imposta, estas são todas responsabilidades que assumimos voluntariamente e sem que se atentemos a este fato, até que tenhamos que decidir por algo.
No livro liderança édescrita desta forma: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Porem para que possamos entender o que faz com que consigamos influenciar pessoas a trabalharem a ponto de conseguirem atingir os objetivos traçados pelos lideres, precisamos compreender como funciona o Poder e a Autoridade.Podemos então definir poder e Autoridade das seguintes Formas: Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Já Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.
Desta forma podemos dizer que Poder é quando se impõe...
tracking img