RESENHA:
O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS

Psicanálise de crianças ou com crianças? De pais, com pais, dos pais ou sem eles? A clínica com crianças está repleta de armadilhas, exigeque pensemos em possíveis respostas para não nos transformar em pedagogos, interventores ou ditadores do desejo da criança, devido às pressões que, frequentemente, sofremos no lugar de analista.
Aomesmo tempo, se não abrirmos um espaço de escuta para os adultos, a análise da criança não se torna possível. Isto nos defronta com dois problemas fundamentais: o da demanda e o do sintoma.
Ascrianças costumam fazer sintomas naqueles lugares que se tornam insuportáveis para seus pais. Os sintomas estão a eles dirigidos porque é uma maneira de se fazer ouvir. O sintoma aparece em substituição a umdesejo reprimido, pode aparecer no lugar de algo que ficou bloqueado no desenvolvimento de suas relações inconscientes com seus próprios pais.
O sintoma é também a solução de compromisso entre arealização do desejo inconsciente e o insuportável do Eu para tolerar sua realização. A intolerância da realização do desejo inconsciente que pulsa por se satisfazer está bloqueada por um Eu que tentasatisfazer o desejo dos pais.
No caso da infância existe uma sobreposição, ou uma superposição, na formação da subjetividade entre a dinâmica psíquica da criança e a de seus progenitores. Em algunsmomentos na formação dessa subjetividade, confunde-se o desejo do infans com o de seus pais, não se estabelecendo, portanto, uma clara definição entre o dentro-fora.
Trata-se de uma infância jáinternalizada que por identificação, funciona como o supereu da criança. Nesse psiquismo em formação, os determinantes de ordem interna-externa, bem como os determinantes daquilo que é próprio àconstituição do psiquismo da criança e o peso do mundo desejante do outro na determinação desta constituição fazem com que nos encontremos cercados de múltiplas armadilhas e miragens.
Os analistas se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). RESENHA: O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Lugar-Dos-Pais/30564827.html

MLA

"RESENHA: O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Lugar-Dos-Pais/30564827.html>.

MLA 7

"RESENHA: O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Lugar-Dos-Pais/30564827.html>.

CHICAGO

"RESENHA: O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Lugar-Dos-Pais/30564827.html.