Resenha do artigo uma obra de mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Acadêmica Do Artigo da Autora C. Lúcia M. Valladares de Oliveira.

Resenha Acadêmica do artigo “Uma obra de Mestre”, escrita por C. Lúcia M. Valladares de Oliveira, e publicada na Revista Mente e Cérebro; o texto nos reporta ao início da psicanálise, que foi nascida em Viena no fim do século XIX como uma clinica inovadora para o tratamento da histeria e da sexualidade; como também dasespecificidades psicanalítica: descoberta do inconsciente; neuroses decorrentes de perturbações na vida sexual; Resistência e transferência; especificidade do método analítico e interpretação dos sonhos. A história da vida de Freud e a história da psicanálise se entrelaçam intimamente, a ponto de se poder dizer que ela chegou a ser todo o conteúdo de sua existência, no sentido de uma permanenteatitude investigatória dirigida para os misteriosos eventos da mente humana. Ele sempre afirmou a necessidade de se livrar da "inocente fé na autoridade" para poder percorrer caminhos novos; os trajetos dos outros lhe pareciam importantes... Como referências para o seu próprio.
A autora através do tema “Uma obra de mestre”, cita que a aventura psicanalítica se inicia com a publicação de “Ainterpretação dos sonhos”, em 1900, quando Sigmund Freud escreveu em sua obra-prima “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. O livro levou dois anos (1898 e 1899) para ser escrito e nele Freud edificou os principais fundamentos da teoria psicanalítica, constituindo como o ponto de apoio para todo o desenvolvimento posterior da sua obra. Para Freud, a essência do sonho é a realização de umdesejo infantil reprimido.
Em seu artigo ela faz um breve comentário sobre a Horda Primitiva, a Conquista das Américas, Rivalidades e Dissidências, Comitê Secreto, Controvérsias Pós Freudiana, Rumo a Construção e Releitura da Obra Freudiana, distribuído em nove páginas e acrescido de fotos da época.
É bom lembrar que a Horda Primitiva, segundo Freud, é o ponto de partida para o início dasociedade, da civilização. Mais que isso, a Horda Primitiva nos remete às relações de poder, o mais primitivo dos elementos de uma sociedade. Em 1908, a lógica de funcionamento do grupo que contava com 21 membros ativos, a Sociedade das Quartas-Feiras torna-se Sociedade Psicanalítica Vienense. Não foi apenas o nome que mudou a essência da sociedade também, sai do tempo da vida societária e dar lugar àrazão institucional e a uma estrutura verticalizada, onde mestres falam e discípulos apenas escutam. A mudança marca também o fim do isolamento do movimento em Viena, havendo uma adesão da nata do cenário médico e psiquiátrico internacional. Com o ajuntamento do psiquiatra Eugen Bleuler (1857-1939), autor da noção de esquizofrenia e seu interesse pela doutrina, representa uma abertura formidávelpara a psicanálise no tratamento da psicose.
Na Alemanha há organização de outro polo, feito esse, ocorrido através de dois assistentes de Bleuler, foram eles Max Eitingon (1881-1943) e Karl Abraham (1877-1925), reuniu um grupo consistente e devotado à causa, para fundar a Associação Psicanalítica de Berlim em 1908. Em Budapeste a adesão se deu por meio do médico Sàndor Ferenczi (1873-1933), adeptoda medicina social e apaixonado pela leitura de Interpretação dos Sonhos ele encontra seu mestre em fevereiro de 1908, logo se revela um dos clínicos mais talentosos e criativos dessa primeira geração, a ponto de Freud afirmar que por si só “ele valia por uma sociedade inteira”. Em 1913 Ferenczi funda a Sociedade Psicanalítica de Budapeste. Foram várias conferências na Clark University, deWorcester, nos Estados Unidos, em agosto de 1909, proferidas por Freud acompanhado de Ferenczi e Jung e depois publicadas sobre o título Cinco Lições de Psicanálise. Deu-se a conquista da América.
Com a expansão do movimento, também emergem rivalidades e dissidências teóricas e clinicas quanto à duração dos tratamentos. Toda essa reformulação teórica e clínica que desemboca na Segunda Tópica ocorrem...
tracking img