Resenha - o julgamento de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
O filme com o título original “Nuremberg”, teve seu lançamento no ano de 2000 e sua produção realizada no Canadá e EUA. Com um tempo de duração de 169 minutos, distribuído pelo Estúdio Warner Home Vídeo e com direção de Yves Simoneau, chegou ao Brasil com o título: O JULGAMENTO DE NUREMBERG. O elenco principal foi formado por: Alec Baldwin (promotor Robert H. Jackson), Jill Hennessy(Elsie Douglas), Christopher Plummer (Sir David Maxwell – Fyfe), Roger Dunn (Col.Robert Storey), David Mcllwraith (Col. John Harlan Amen), Christopher Shyer (Gen. Telford Taylor), Hrothgar Mathews (Thomas J. Dodd), Brian Cox (Reichsmarschall Hermann Göring), Herbert Knaup ( Albert Speer), Frank Moore (Hans Frank), Frank Fontaine (Gen. Feldmarschall Wilhelm Keitel), Raymond Cloutier (GrobadmiralKarl Dönitz), Bill Corday (Gen. Loberst Alfref Jodl), Christopher Heyerdahl (Ernst Kaltenbrunner) e Ken Kramer (Fritz Sauckel).
O filme nos remete a década de 40, quando tem fim uma das mais sangrentas e desumanas das guerras, a Segunda Guerra Mundial. Os países aliados, que puseram fim as atrocidades cometidas por Hitler e seus comandados, reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidirem odestino de oficiais nazistas, julgados pelas barbáries que cometeram em nome de uma causa que achavam justificadas em leis, por eles mesmos criadas.
Os fatos que deram origem a Segunda Guerra Mundial podem ser vistos como um conjunto incomensurável de situações únicas, jamais vistas, que desencadeou uma avalanche de medos e reações de dimensões que até hoje nos surpreendente e nos deixa, ainda,indignados. Mas, de todos os aspectos deste triste momento da história, os crimes contra os direitos humanos cometidos pelos nazistas do Partido Nacional Socialista Alemão, são o retrato mais fiel do poder destrutivo do ser humano contra seu próximo.
A atrocidade do Holocausto, nome dado ao extermínio de milhões de pessoas que, segundo eles, eram como se fossem ratos e faziam parte de grupospoliticamente indesejados pelo então regime nazista, é tamanha que não pode ser analisada de forma imparcial e é na frase escrita pelo próprio Hitler em sua obra, “Mein Kampf” (Minha luta), citada abaixo, que podemos realmente perceber a psicose do líder político, que fez com que o seu ódio pelos judeus, negros, deficientes físicos, ciganos e outros grupos de excluídos, se transmitisse a todos osdemais membros da alta cúpula do governo, sobre o seu comando, pois todos aprendiam, ainda no ensino básico que esse “tipo de gente” era considerado vermes, ratos, menos seres humanos.

“Poderia haver uma sujidade, uma impudência de qualquer natureza na vida cultural da nação em que, pelo menos um judeu, não estivesse envolvido? Quem, cautelosamente, abrisse o tumor haveria de encontrar,protegido contra as surpresas da luz, algum judeuzinho. Isso é tão fatal como a existência de vermes nos corpos putrefatos.” (Adolf Hitler – Mein Kampf)
Hitler, em nome da chamada purificação da raça humana, não mediu esforços nem tão pouco sentiu qualquer remorso, ao contrário, se achava justificado em suas próprias leis, como já dito, para todos os atos repugnantes praticados. Para a efetivaçãode seus desmandos, quebrou todos os contratos, convenções e acordos internacionais que lhe impedissem de concretizar o seu intento. Mas sem sombra de dúvidas, foram os direitos humanos os mais transgredidos.
Após o final da 1ª Grande Guerra Mundial, a Alemanha sofreu com as fortes imposições do Tratado de Versalhes, fazendo nascer a partir daí, um sentimento de revanchismo e revolta entre apopulação. A indenização absurda imposta ao derrotados na guerra enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial....
tracking img