Seguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTRADA EM ESPAÇOS CONFINADOS

[pic]

Uma vez concluída a avaliação de um trabalho em espaço confinado é necessário que se avalie também os perigos e se desenvolva um programa para que ele seja realizado com sucesso.

AVALIAÇÃO
Os espaços confinados são diferentes uns dos outros, mas seus perigos são muito perecidos. Antes da entrada é necessário que se avalie cada um deles em particular,para que sejam detectados os perigos conhecidos ou em potencial.

Perigos atmosféricos
Faça um levantamento das condições na seguinte ordem:
Deficiência de oxigênio: Uma atmosfera é considerada “deficiente de oxigênio” quando sua concentração em volume for inferior a 18%, conforme a NR6 e NR15. Temos que levar em consideração que a umidade e a pressão do ar podem alterar a atmosfera num espaçoconfinado.
Materiais inflamáveis/combustíveis: São o resultado da evaporação de líquidos inflamáveis , produtos derivados de reações químicas, atmosferas ricas em oxigênio ou concentrações de poeiras inflamáveis.
Gases tóxicos: Várias substâncias (líquidos, vapores, gases, névoas, materiais sólidos e poeiras) são perigosas em espaços confinados.

Riscos físicos

[pic]
Temperatura: Aguardeque os espaços purgados com vapor voltem à temperatura ambiente para proceder a entrada. Utilize proteção adequada tanto para ambientes quentes quanto para frios.
Superfícies úmidas ou escorregadias: As superfícies úmidas podem provocar choques quando o trabalhador utilizar ferramentas, circuitos ou equipamentos elétricos. Podem também provocar quedas.
Radiação: Podem estar presentes emdecorrência do uso de instrumentos medidores de níveis de fontes radioativas ou proveniente da luz utravioleta emitida pelo arco elétrico quando dos trabalhos de soldagem.
Ruído: Amplifica-se no interior de um espaço confinado, conforme as características e a acústica deste mesmo espaço. O ruído excessivo ocasiona dano à capacidade auditiva do trabalhador, além de afetar a comunicação dos que ingressarem.Efeitos psicológicos: Os trabalhadores que desenvolvem atividades, com freqüência, em espaços reduzidos, úmidos e escuros, podem ser afetados, principalmente quando trabalham sozinhos.

INGRESSO DE TRABALHADORES
Para todos os trabalhadores que têm permissão para ingressar em espaços confinados, mantenha um rígido programa por escrito. Impeça o ingresso de pessoas não autorizadas, mediante acolocação de avisos de advertência e isolamento o local.

Equipamentos elétricos ou mecânicos: Corte a energia e bloqueie todos os circuitos elétricos; desconecte os equipamentos elétricos antes de realizar qualquer trabalho em espaço confinado.
Vazamento de gás/vapores: Purgue todo o sistema.
Queda: Quando em silos com grãos, tanques com talco, areia, alimentos, etc., causam afundamento e, emconseqüência, asfixia.

Reclassificação dos espaços que requerem permissão

Se o espaço que requer permissão não apresentar nenhum perigo atmosférico real ou potencial e após os demais perigos dentro deste espaço terem sido eliminados, ele pode ser reclassificado e a exigência da permissão de entrada pode ser dispensada.
Outra razão para a reclassificação de um espaço que requer permissão, sedá quando seu único perigo é atmosférico e quando a ventilação contínua por si só, for suficiente para manter a segurança do trabalhador. Porém, desde que a atividade não ocasione perigos adicionais.

Permissão de ingresso
Desenvolva um sistema de permissão que garanta que cada um dos passos do processo seja levado a cabo de forma segura. A permissão de entrada por escrito deve estar àdisposição de todas as pessoas que ingressarão no espaço confinado, e sua vigência deve estar de acordo com o tempo necessário à realização dos trabalhos.
A permissão deve considerar:

a) O espaço
b) O propósito do ingresso
c) A data e a duração da permissão do ingresso


d) O supervisor do ingresso
e) Os trabalhadores autorizados e os vigias
f) Os perigos do espaço
g)...
tracking img