Resenha do filme "O julgamento de Nuremberg".

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
PROFESSOR: LÍVIO AUGUSTO
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO BLOCO: VIII
ALUNA: BRUNA RAQUEL
ISONETE
JANIELE OLIVEIRA








RESENHA
“O JULGAMENTO DE NUREMBERG”













PIRIPIRI
2014
O JULGAMENTO DE NUREMBERGO filme “Julgamento de Nuremberg”, Tribunal Militar Internacional, retrata exatamente a formação da primeira Corte Internacional que se destinou a processar e sentenciar aqueles indivíduos envolvidos em crimes contra a humanidade, que provocaram a Segunda Guerra Mundial.
O julgamento se deu em novembro de 1945 e perdurou a outubro de 1946, teve como ambiente o Palácio de Justiça deNuremberg, na Alemanha, pois esta era uma das cidades preferidas pelos Nazistas e assim, buscou-se fazer um desligamento da cidade de Nuremberg dos milhares de crimes que estavam sem punição, que lá ocorreram. Tal acontecimento ensejou críticas ao surgimento de um Direito Internacional entre Nações.
Como dito anteriormente, os crimes julgados nesse tribunal foram praticados pelos Nazistas na SegundaGuerra Mundial. Esse evento da história da humanidade que teve início em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia, pelos seguidores de Hitler.
Um dos mais importantes motivos ocasionadores da Segunda Guerra Mundial foi o surgimento, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Nesta espécie de governo enquadra-se o nazismo e o fascismo.
ONazismo alemão criaria uma das maiores atrocidades da humanidade, os campos de concentração para extermínio de judeus, identificados como grande problema do mundo na visão de Hitler. Ao final da Segunda Guerra Mundial, mais de seis milhões de judeus foram mortos nesses locais, após sofrerem com trabalhos forçados, experiências médicas bizarras e com torturas variadas.
Na Alemanha Nazista, os médicos alemãesplanejavam e promulgavam programas em favor da Eutanásia e o sistema de morte para aqueles considerados improdutivos para a vida.
Em agosto de 1945, após várias discussões sobre quais medidas seriam adotadas para punir aqueles indivíduos que destruíram a Europa, transformando sua população em pessoas triste, devastadas pelos efeitos da guerra, cogitaram a possibilidade de matá-los de imediato oujulgá-los em um Tribunal. Foi decidido por um acordo assinado em Londres que seria constituído um Tribunal para fazer esse julgamento específico.
Devido a esta decisão, juízes e promotores públicos dos quatros países vencedores da Segunda Guerra Mundial iniciaram em Nuremberg, em 20 de novembro de 1945, o primeiro julgamento, tendo vinte e um acusados nazistas sentados no banco dos réus naqueledia. Porém, há de ser ressaltar que, as figuras mais importantes do trágico desfecho desta Guerra, já haviam praticado o suicídio. Entre eles estava Hitler.
Mas deve ser levado em consideração que a pessoa de Goering, sobrevivente mais importante da Guerra, estava sendo julgado neste dia.
Dá-se grande importância à Goering, pois este ocupava o segundo grau imediatamente abaixo de Hitler, sendo oseu braço direito. Goering utilizou-se côo meio de defesa do argumento da criação de lei e código para o julgamento ter sido realizada exatamente para o feito que se propôs, sendo criado após o fato delituoso consumado, por confrontar o princípio da legalidade, mas apesar do afirmado, o mesmo foi sentenciado à pena de morte por enforcamento.
A acusação era formada por quatro equipes, cada umarepresentando um país aliado. Cada equipe de promotoria cuidava de réus diferentes e tinha um promotor- chefe liderando outros colegas.
O julgamento adotou um sistema misto dos dois tipos de tribunal vigentes na época, mesclando um sistema de promotoria e defesa com procedimentos julgados exclusivamente por juízes. Em ambos os casos, não havia jurados.
É possível perceber que os advogados...
tracking img