Resenha o gene egoista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: O gene egoísta.
Autor: Richard Dawkins
No primeiro capítulo do livro “Por que as pessoas existem?” o autor descreve três pontos dos quais ele diz que seu livro não ira tratar a moralbaseada na evolução e no comportamento humano, a defesa de uma oposição entre “natureza versus cultura” e um manual de comportamento humano ou de outra espécie. Ele faz uma introdução sobre as palavras“altruísmo” e “egoísmo”, que na minha opinião foi equivocada, uma vez que ele afirma que o altruísmo é o comportamento de um organismo que beneficia outro, prejudicando ele mesmo, no meu ponto de vista, oaltruísmo não necessariamente prejudica o autor da ação, uma vez que essa atitude simplesmente visa o bem-estar do próximo, não se importando com o seu próprio bem estar, ou seja, indefere se ele iráse prejudicar ou não, oque importa é o outro.
Nesse capítulo o autor também aborda a teoria da “seleção de grupo” e diz que esta é uma visão errônea do assunto, uma vez que dentro desse gruposhaverá indivíduos que são egoístas, e estes passarão seus genes para seus filhos e assim por diante, até o momento em que indivíduos altruístas não existirão mais nessa população.
O segundo capítulo,“Os replicadores”, aborda o surgimento da vida, onde há referências pejorativas sobre o Criacionismo e a existência de Deus, em diversas frases o autor é tendencioso e utiliza de termos e palavrasdesnecessárias para expor o seu ponto de vista evolucionista. Diz também que boas moléculas replicadoras, que assim foram favorecidas pela seleção natural, necessitam de três qualidades, a longevidade, afecundidade (velocidade de reprodução) e a precisão de replicação e termina o capitulo dizendo: “Eles nos criaram, o nosso corpo e a nossa mente, e a preservação deles é a razão ultima da nossaexistência. Percorreram um longo caminho, esses replicadores. Agora, respondem pelo nome de genes, e nós somos suas maquinas de sobrevivência.”
No capítulo seguinte “ Espirais imortais”, Dawkins começa...
tracking img