Resenha a nova ldb - pedro demo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia:

DEMO, Pedro. A Nova LDB: Ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

Credenciais do autor:

Pedro Demo
Possui graduaçãoem Filosofia- Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia – Universitât Des Saarlandes/ Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. ProfessorEmérito. Fez pós-doutorado na UCLA/ Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, nocontexto da Teoria Crítica e pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular.


A obra temcomo objetivo discutir a nova Lei de Diretrizes e Bases (Lei Darcy Ribeiro), sancionada em dezembro de 1996. O autor nos apresenta uma análise crítica, num campo intermediário entre a simples aceitaçãoou rejeição da lei.
Segundo o autor a LDB trás idéias importantes como: a formação superior para professores básicos, expondo modificações que podem facilitar e inovar a educaçãobrasileira. A lei expressa o modelo a uma escola de tempo integral, como será exigida pela sociedade, a exemplo do artigo 34, que fala da jornada escolar com pelo menos 4 horas de trabalho efetivo em salade aula e o ensino fundamental com tempo integral.
A LDB trata o professor como ponto central na qualidade de educação, onde destaca-se: o processo reconstrutivo do aluno; o desempenhodo professor como orientador, motivador e avaliador. A Lei prioriza também a valorização do profissional da educação estimulando o aperfeiçoamento profissional continuado, mas a mesma nada falaespecificamente sobre melhorias salariais, fala apenas da valorização do piso salarial profissional, condições adequadas de trabalho, porém a efetivação dependerá das condições estaduais e municipais. É...
tracking img