Matematica financeira no dia dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Na idade antiga o movimento financeiro e comercial não eram visto com bons olhos. Os pensadores e os filósofos chineses acreditavam que a riqueza dos povos dependia do desenvolvimento individual. Os gregos, cujo desenvolvimento comercial interferiu na estrutura do poder em Atenas. Além dele, outros pensadores discorreram sobre aspectos financeiros da Grécia como Aristóteles, Plínio,Tácito, Cícero entre outros. Na idade média, foi cristianismo quem influenciou o comportamento humano em relação ao setor financeiro, onde a Igreja católica, em seus mosteiros, desenvolveu estudos sobre assuntos financeiros. Na idade moderna e na renascença Machiavelli abordou as receitas e os excessos fiscais.

OS bancos foram um dos grandes propulsores práticos para o avanço da matemáticacomercial e financeira, sem eles a matemática financeira não teria conseguido se desenvolver e se aprimorar tanto nos cálculos, como se encontra nos dia atuais. O primeiro banco fundado no mundo foi na Itália, propriamente na cidade de Veneza em 1157, após esse banco foi criado um rede bancaria, entre o século XIII ao século XV

. É bastante antigo o conceito de juro, onde o homem no seusprimórdios começa a relacionar o dinheiro com o tempo, daí surgiu naturalmente varias maneiras de fazer esse tipo de transação, onde no inicio tratavam-se de distribuição de produtos agrícolas e faziam cálculos aritméticos baseados nessas relações. As tábuas mostram que os sumérios antigos estavam familiarizados com todos os tipos de contratos legais e usuais, como faturas, recibos, notas promissórias,crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de venda. 

. A matemática financeira é uma área da matemática na qual utilizamos muito no cotidiano, onde a matéria é especifica para compreender alguns problemas financeiro, onde podemos citar na ordem de: juro, inflação, investimentos. Onde o conhecimento desses assuntos nos leva a resolver problemas no nosso dia a dia e também aresolver problemas de empresários, banqueiros e outros profissionais do ramos.

A matemática financeira é bastante utilizada por pessoas comuns, por exemplo na hora de fazer uma compra, efetuar um empréstimos, isso sem mesmo utilizar formulas financeiras. No mundo comercial existem tantas promoções e verdadeiras vantagens econômicas para quem deseja comprar alguma coisa, que a matemática financeiramostra meios e formulas para usufruir das verdadeiras vantagens oferecidas.

Na matemática financeira , uma matéria dada em escolas e faculdades, são utilizados formulas e definições para cada item abaixo:

Juro: Vamos definir juro de varias maneiras para que haja entendimento amplo juros moratório e a razão de juros, se refere a indenização feito pelo atraso de um pagamento. Logo o juro é umaforma de recompensa. O juro é uma noção utilizada na economia e nas finanças, onde é usado para indicar os rendimentos obtidos em alguma aplicação, também podemos dizer que é o lucro produzido por um capital, e mais ainda é uma expressão traduzida por percentagem a um um valor emprestado ou investido.Sabemos que existem dois tipo de juro, o Simples e o composto, o simples é o juro calculadounicamente sobre o capital inicial; não incidindo sobre os juros acumulados. A taxa de juros varia unicamente em função do tempo. O composto são juro de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juro no período seguinte.

Taxas

As taxas podem ser : a.d / a.m / a.a


Taxa nominal: Dá-se o nome de taxa de juro nominal ou taxa nominal ao juro que capitaliza mais de uma vezpor ano. Trata-se de um valor de referência utilizado nas operações financeiras geralmente fixado pelas autoridades para regular os empréstimos e os depósitos bancários.

Taxa efetiva: É a taxa utilizada nos cálculos de juro. Pode ser igual a taxa nominal ou não, como no caso da poupança onde a capitalização é feita mensalmente.

Taxa proporcional: relação entre as taxas e os respectivos...
tracking img