Resenha a importancia no ato de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA - A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

PAULO FREIRE

A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire relata o quanto é importante a leitura, principalmente quando o educador consegue despertar ointeresse pela a leitura no início da alfabetização de seus educandos.
Este livro é composto de três artigos, mas o que mais se destaca é a alfabetização de adultos na República Democrática de São Tomé ePrincipe, onde Paulo Freire deixa claro que a intenção não era dar cultura para o povo e sim alfabetização mecânica.
A informação ficava em segundo plano. Segundo Paulo Freire, era dificultosodesenvolver um trabalho em um país que sua população aceitava imposições do governo passificamente.
Era extremamente necessário estimular a capacidade crítica dos educandos, pois sem a mínima atitude demanifestação, o povo aceita que nas terças-feiras, após as duas horas da tarde se começa cumprimentar as pessoas com “BOA-NOITE”.
Temos que admitir que Freire estava totalmente certo, quandodisse: “POBRE DO POVO QUE ACEITA PASSIVAMENTE”.
O povo precisa entender o que se passa a sua volta. Precisa ter informações escritas e saber interpretar o que está escrito nessas informações. Isto éliberdade.
Freire relata, que é difícil desenvolver um trabalho, onde falta estrutura e material adequado. Devido a esses problemas foi proposto pela a Ministra da Educação, um projeto simples, usandofotografias e gravuras para retratar a realidade do local, colocando frases como: “Trabalhando que se aprende a trabalhar”, “Praticando aprendemos a Praticar Melhor”.
Usando também, material embranco para estimular a escrita e a criatividade dos educandos. Foram colocadas palavras simples, como: roça, escola, terra, plantar, produto, etc... Com estas palavras foram construídas algumasfrases:
• ANTES DA INDEPENDÊNCIA A MAIORIA DO POVO NÃO TINHA ESCOLA.
• AS ROÇAS COM SUAS TERRAS DE PLANTAR, PERTENCIAM AOS COLONIZADORES.
• O PRODUTO DE NOSSO TRABALHO ERA DELES TAMBÉM.
• COM A...
tracking img