Resenha a importancia do ato de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire inicia falando dos diferentes momentos em que o ato de ler aconteceu na vida do autor e como ela se deu.

Relata também a alfabetização deadultos desenvolvida na Republica de São Tomé e Príncipe, esclarece que a leitura de mundo é precedida pela leitura da palavra, onde a importância da leitura na alfabetização é papel fundamental naconstrução da história do individuo.

Paulo Freire nos lembra que a leitura do mundo precede a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em suaprópria casa, rodeado de árvores e animais. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras. O “texto”, as “ palavras”, as “letras” daquela realidade que ele experimentava mais aumentavam acapacidade de perceber os objetos, os sinais que iam se desenvolvendo ao conviver com eles e com sua família. A leitura do mundo foi fundamental para compreensão da importância do ato de ler e escreverou de reescrever, transformando numa prática consciente.

Segundo ele, toda essa atividade vivida em nossa primeira vivência com o mundo deveria ser o universo de todas as pessoas, de todos osgrupos expressando a realidade de cada um através de sua linguagem, onde tudo teria significação através da forma de escrever e reescrever.

Enfim, a importância do ato de ler implica a percepçãocrítica e na “re-escrita! do lido. Esse conjunto de situações concretas possibilita ao homem uma leitura critica do mundo, antes da leitura da palavra.

Paulo Freire nos diz que compreensão crítica daalfabetização, que envolve a compreensão igualmente crítica da leitura, demanda da compreensão crítica da biblioteca. (p.22).

É impossível negar a natureza política do processo educativo, sendoimpossível separar a educação política do poder. Assim nós educadores não podemos nos esquecer de nossa atividade política e sermos coerentes com ela, conscientizando e atuando, pensando na preservação...
tracking img