Resenha " a desonrada"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse é um livro chocante, que conta a história de Mukhtar Mai, uma paquistanesa que vivia tranquilamente em sua tribo, até que um dia seu irmão é acusado de ter se envolvido com uma menina de castamaior e por esse motivo, ela é incumbida de pedir perdão pelo crime que seu irmão supostamente cometeu, em nome da honra perdida da família de casta maior que a dela, os Mastoi. Mas chegando lá e sehumilhando ao pedir perdão na frente deles ela percebe que apenas pedir desculpas não seria suficiente para eles e que ela sofreria uma punição, que muitas outras mulheres inocentes sofrem no Paquistãotodos os dias.
O livro começa com os relatos do dia em que Mukhtar Mai foi perdi perdão aos Mastoi por um crime de honra, supostamente, cometido por seu irmão menor de apenas 12 anos, porém lá ela éestrupada, brutalmente, por quatro homens e depois jogada na rua seminua a vista de todos na aldeia onde ela vive. E então o livro nos leva a um depoimento dos sentimentos que ela sentiu logo após doocorrido: primeiro o topor, depois a vontade de se matar, depois a raiva por aqueles que fizeram isso com ela a ponto de querer fazer justiça com as próprias mãos. Porém quando seu caso foi contado emuma reportagem em um jornal e ganhou notoriedade no mundo ela percebeu que conseguiria justiça da forma correta e que lutaria se fosse preciso, para ver esses homens pagarem pelo que fizeram com elae com toda a sua família.
Mukhtar não queria pretendia se tornar um símbolo da luta das mulheres no Paquistão, mas percebeu que alguém teria de lutar pelos direitos das mulheres lá, e quem melhor doque ela, que tinha vivido na pele a dor que muitas mulheres já sentiram, para lutar pela igualdade entre os sexos e os direitos da mulher. Se tornando assim um símbolo pela sua garra, em um mundo emque as mulheres valem menos do que uma cabra e tem de aceitar tudo o que o homem lhes impõe sem reclamar. Por essas e por outras é que esse livro é revoltante ao vermos que lá as mulheres não têm...
tracking img