Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Questões avaliativas de Empreendedorismo

Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno: Noite
Disciplina: Empreendedorismo.
Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.Autor do Desafio:Katy Rodrigues

Objetivos específicos de aprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar nodesenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à
profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual

1 – (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiuque as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretivano planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.

RESPOSTA: Sabemos que o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, nos primeiros anos de existência, atingem percentuais próximos a 70% ou mais, por isso tem que haver planejamento para abrir umaempresa. Essa empresa deve ser organizada de acordo com o capital social. A pessoa a dirigir essa empresa deve ser um Administrador para ter o controle do negocio através dos resultados. Uma empresa para dar certo tem que seguir os processos: planejar (visualizar o futuro), organizar, dirigir( orientar) e controlar(verificar que tudo ocorra conforme regras estabelecidas..

2 – (0,19) Existe certaconfusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.
RESPOSTA: Empresários possuem algumas ou várias das características empreendedoras descritas na literatura. Por isso se arriscam em abrir um novo negócio, sem omedo do fracasso. Porém existem pessoas que não tem esse perfil, mas que se desenvolvem em função de boas oportunidades que lhe surgem. Já o Empreendedor não ligado necessariamente ao fato de ser um Empresário. Portanto no trabalho, nos estudos, em casa qualquer pessoa pode demonstrar iniciativa e se colocar sempre a disposição para enfrentar desafios e aprender mais.

3 – (0,19) Estudiosos têmmostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a resposta.
RESPOSTA: É verdade, o ambiente externo deve orientar o planejamento para o processo de decisão adequado conforme as necessidades e expectativas da organização. Em outraspalavras, é ele que indica as prováveis oportunidades que a empresa pode aproveitar para alavancar seu crescimento. Por outro lado, se a organização não estiver preparada para as oportunidades que aparecerem, será inútil a identificação da oportunidade encontrar a empresa preparada, teremos sucesso, mas se as ameaças a encontrarem despreparada, ela pode passar por dias muito difíceis.

4 – (0,19)...
tracking img