Resenha a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra é um livro que foi escrito há muito tempo, mas que contém princípios importantíssimos que podem ser utilizados até os dias de hoje, tais princípios servem não somente para astáticas militares, mas podem ser utilizados em vários ramos de atividade humana, exércitos contra exércitos, empresas contra seus concorrentes, e também em nossas vidas pessoais para enfrentarvárias adversidades que enfrentamos.
"Conhecer o inimigo", "Planejar com excelência", "Traçar estratégias e manobras”, "Estar preparado para mudanças", "Eficiência na execução dos planos". Essesconceitos, trabalhados cuidadosamente na obra de Sun Tzu, foram primordiais para o sucesso nas batalhas dos exércitos comandados pelo general.

Podemos observar como esses conceitos encaixam-sePERFEITAMENTE no mundo dos negócios, no mundo das empresas.
"O mundo dos negócios é como um campo de batalha" - ditado chinês.

Com esse ditado, fica fácil entender que hoje, mesmo mais de doismil anos depois da obra de Sun Tzu ter sido escrita, sua filosofia, na "guerra da administração" é ainda sim perfeitamente aplicável.
Segundo o próprio autor a melhor coisa a se fazer antes departir para a guerra é atacar a estratégia inimiga, romper suas alianças e por fim atacar o seu exército, evitando atacar as cidades.

“A Arte da Guerra” ensina como vencer o inimigo sem umconfronto que leve à morte de grandes contingentes de tropas: inquietando o inimigo, usando agentes para obter informações inimigas e preparando emboscadas.
O livro dá ênfase também a como deve serfeita a ocupação do terreno e como reagir a cada tipo de terreno e distância em que se encontra o inimigo.

Por fim, o livro deixa a todos como recado a frase romana “si vis pacen parabellun” (sequeres a paz, prepare-se para a guerra), que nos aponta a importância de sempre usarmos características competitivas mesmo que nosso objetivo não seja a eliminação ou supressão de um...
tracking img