Resenha texto familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
De acordo com os autores Inaiá Maria Moreira de Carvalho e Paulo Henrique de Almeida, no texto Família e proteção social, esse texto propõe discutir o papel da família, ele considera tanto novas tendências e padrões de organização de família como as transformações econômicas e sociais da atualidade brasileira.
A família é apontada como elemento- chave não apenas para a sobrevivênciados indivíduos, mas também para a proteção e a socialização de seus componentes, alguns fenômenos traduzem as modificações na estrutura tradicional das famílias entre elas estão, a redução do tamanho das famílias, a fragilização dos laços matrimoniais, com o crescimento dos divórcios e separações, a multiplicação de arranjos que fogem ao padrão da típica família nuclear, sobretudo de famílias comapenas um dos pais, e em especial das chefiadas por mulheres sem cônjuge. É preciso verificar ainda que a mudança nas estruturas familiares na direção de uma maior diversidade de tipos ou modelos não é um absoluto um processo novo, a família nuclear ideal talvez seja apenas “uma invenção moderna”, um fenômeno efêmero, que atingiu o auge na década de 50, é necessário também lembrar que as mudançasaparentes nas estruturas familiares devem ser relativizadas com base na critica da chamada “abordagem do domicilio”.
Analisando as condições de reprodução social de trabalhadores brasileiro, constatando como os baixos salários, a carência de serviços públicos e outros fatores mostram- se desfavoráveis à referida reprodução isso se dá dentro da lógica da divisão sexual do trabalho e das relações degêneros e hierarquia vigentes tanto na família quanto no mercado de trabalho, que se expressam em valores e em papeis atribuídos ao homem, á mulher e aos filhos na família e na produção, definindo tanto a disponibilidade dos diferentes membros da família para o ingresso no mercado quanto às possibilidades de sua absorção. Assim, notadamente nas classes populares, as condições da família terminamdependendo de alguns fatores da fase do ciclo familiar; do numero e características de seus componentes e de sua posição no grupo domestico à qual estão associados papeis definidos socialmente.
Famílias com filhos mais novos ou chefiadas por mulheres têm alta probabilidade de serem mais pobres ou muito pobres. Contudo à medida que os filhos crescem e começam a entrar no mercado de trabalho, essaprobabilidade diminui, para crescer novamente em algum momento na família de chefes idosos. Vale reafirmar que o conceito de família é polissêmico, com varias acepções. No sentido mais restrito, ele se refere ao núcleo familiar básico.No mais amplo ,ao grupo de indivíduos vinculados entre si por laços consangüíneos, consensuais ou jurídicos.Com o avanço da urbanização, da industrialização e damodernização dessas sociedades, a presença de mulheres no mercado de trabalho passou a ser crescente, assim como a difusão e a atualização de praticas anticoncepcionais e a fragilização dos laços matrimoniais, com o aumento das separações, dos divórcios e dos novos acordos sexuais.
A reforma das políticas e dos programas sociais coloca a família como eixo e prioridade das ações governamentaisorientada para o combate a pobreza e exclusão social, propuseram de emprego implementação de programas de geração ou complementação de emprego e renda e de uma rede de serviços comunitários, incluindo programas de renda mínima para as famílias carentes. Esse reconhecimento da centralidade da família tornou se praticamente consensual, apesar da absoluta insuficiência das políticas e dos programassociais do país.
A freqüência de famílias monoparentais esta associada a um fenômeno mais destacados pelo senso de 2000, o aumento das responsabilidades das mulheres, que passaram a responder pela chefia de um em cada quatro domicilio no Brasil, no entanto, não se pode desconhecer que as condições e alternativas das famílias também são definidas por condições exteriores a ela. Assim, a maior...
tracking img