Resenha descritiva do texto “modos de educação, gênero e relações escola-família”, da professora maria eulina pessoa de carvalho, associado ao texto sobre o orientador educacional com o filme o sorriso de mona lisa.

693 palavras 3 páginas
Segundo a professora Carvalho, educação sempre teve um papel fundamental na produção da cultura e da sociedade, e ela começa dentro de casa, que é o lugar da reprodução física e psíquica cotidiana, como por exemplo, os cuidados básicos de higiene, cuidados com o corpo, alimentação, descanso, afeto, etc.
Existiram e ainda existem vários tipos de educação, antigamente o educar era restrito a alguns costumes e crenças, e eles variam ao longo da história e em diferentes sociedades. A educação formal era sinal de distinção cultural e de classe, e era exclusiva aos que tinham nascido no ápice da escola social.
Foi no final do séc. XIX que a educação escolar tornou-se o modo de educação predominante nas sociedades modernas, democráticas, com uma organização especifica, ou seja, currículo seriado, sistema de avaliação, níveis, diplomas, professores e outros profissionais especializados. Existe também a educação informal, por exemplo, a televisão que tem um papel importante dentro e fora da sala de aula.
Depois de algumas mudanças nas sociedades e até mesmo dentro da própria casa como, por exemplo, a saída dos pais pra o trabalho tornou-se fundamental a educação dentro da escola. O maior objetivo da escola passou a ser então a educação das crianças e dos jovens, sem abrir mão da interferência dos pais para o bom resultado desse trabalho, construindo assim a relação escola-família. A partir daí a escola passa a contar com a ajuda dos pais, mostrando sempre aos alunos e aos pais o quanto isso é importante e como reflete no bom desenvolvimento escolar e na própria vida da criança.
Segundo a autora algumas pesquisas foram elaboradas e puderam concluir que mesmo as mães que trabalham o dia inteiro e as que são analfabetas conseguem arrumar um tempinho para sentar ao lado do filho e olhar o seu dever de casa, e esse ato tem ajudado muitas crianças a melhorarem seu desempenho. Alertam ainda para a importância da presença do pai, nas reuniões de pais e mestres e não apenas da

Relacionados