Segundo a professora Carvalho, educação sempre teve um papel fundamental na produção da cultura e da sociedade, e ela começa dentro de casa, que é o lugar da reprodução física e psíquica cotidiana,como por exemplo, os cuidados básicos de higiene, cuidados com o corpo, alimentação, descanso, afeto, etc.
Existiram e ainda existem vários tipos de educação, antigamente o educar era restrito aalguns costumes e crenças, e eles variam ao longo da história e em diferentes sociedades. A educação formal era sinal de distinção cultural e de classe, e era exclusiva aos que tinham nascido no ápice daescola social.
Foi no final do séc. XIX que a educação escolar tornou-se o modo de educação predominante nas sociedades modernas, democráticas, com uma organização especifica, ou seja, currículoseriado, sistema de avaliação, níveis, diplomas, professores e outros profissionais especializados. Existe também a educação informal, por exemplo, a televisão que tem um papel importante dentro e fora dasala de aula.
Depois de algumas mudanças nas sociedades e até mesmo dentro da própria casa como, por exemplo, a saída dos pais pra o trabalho tornou-se fundamental a educação dentro da escola. Omaior objetivo da escola passou a ser então a educação das crianças e dos jovens, sem abrir mão da interferência dos pais para o bom resultado desse trabalho, construindo assim a relação escola-família. Apartir daí a escola passa a contar com a ajuda dos pais, mostrando sempre aos alunos e aos pais o quanto isso é importante e como reflete no bom desenvolvimento escolar e na própria vida da criança.Segundo a autora algumas pesquisas foram elaboradas e puderam concluir que mesmo as mães que trabalham o dia inteiro e as que são analfabetas conseguem arrumar um tempinho para sentar ao lado dofilho e olhar o seu dever de casa, e esse ato tem ajudado muitas crianças a melhorarem seu desempenho. Alertam ainda para a importância da presença do pai, nas reuniões de pais e mestres e não apenas da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resenha descritiva do texto “modos de educação, gênero e relações escola-família”, da professora maria eulina pessoa de carvalho, associado ao texto sobre o orientador educacional com o filme o sorriso de mona lisa.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Descritiva-Do-Texto-Modos-De/494674.html

MLA

"Resenha descritiva do texto “modos de educação, gênero e relações escola-família”, da professora maria eulina pessoa de carvalho, associado ao texto sobre o orientador educacional com o filme o sorriso de mona lisa." TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Descritiva-Do-Texto-Modos-De/494674.html>.

MLA 7

"Resenha descritiva do texto “modos de educação, gênero e relações escola-família”, da professora maria eulina pessoa de carvalho, associado ao texto sobre o orientador educacional com o filme o sorriso de mona lisa.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Descritiva-Do-Texto-Modos-De/494674.html>.

CHICAGO

"Resenha descritiva do texto “modos de educação, gênero e relações escola-família”, da professora maria eulina pessoa de carvalho, associado ao texto sobre o orientador educacional com o filme o sorriso de mona lisa.." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Descritiva-Do-Texto-Modos-De/494674.html.