Resenha Texto Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu. Nem mesmo a invasão dos povos bárbaros (germânicos) no século V atrapalhou o crescimento do catolicismo.

A influência da Igreja 

Durante a Idade Média a Igreja Católica conquistou emanteve grande poder. Possuía muitos terrenos, influenciava nas decisões políticas dos reinos, interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade

Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na IdadeMédia, a Igreja Católica criou a Inquisição no século XIII, para combater os hereges. A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja. 

Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos dascivilizações antigas dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.


A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para umapopulação quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório, criou o canto gregoriano, era uma outra forma de transmitir as informações e conhecimentos religiosos através de um instrumento simples e interessante: a música. 
Introdução 
A Inquisição foi criada na Idade Média no século XIII, e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavamtodos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas que era o conjunto de leis desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

Inquisição no Brasil 
No Brasil, os tribunais chegaram aser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de crimes relacionados ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.
História e atuação 
Os perseguidos não tinham o direito de saber quem o tinham denunciado, porém, estes podiam dizer os nomes de todos seusinimigos para averiguação do tribunal medieval. Com o passar do tempo, esta forma de julgamento foi ganhando cada vez mais força e tomando conta de países europeus como: Portugal, França, Itália e Espanha. Na Inglaterra, não houve o firmamento destes tribunais. 
O cientista italiano Galileu Galilei: vítima das perseguições inquisitórias.
Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e atécondenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.
As mulheres também sofreram nesta época e foramalvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.
Este movimento se tornava cada vez mais poderoso, e este fato, atraía os interesses políticos....
tracking img